O litoral do município do Ipojuca, mais uma vez, se tornará a sede do surfe em Pernambuco. Além do Campeonato Pernambucano que aconteceu no começo deste mês, agora, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com a Confederação Brasileira de Surf, está promovendo dois grandes circuitos: o CBSurf Rip Curl e o CBSurf Taça Brasil. Os eventos acontecem de 11 a 14 e de 15 a 21 de maio, todos os dias a partir das 8h, na praia do Borete.
O histórico do esporte na cidade não é de hoje. Desde a década de 90, a praia de Maracaípe era palco de grandes campeonatos. Dando continuidade à tradição, as duas próximas semanas receberão novos talentos brasileiros, alguns deles escolhidos pelo surfista Gabriel Medina. O primeiro desafio do Circuito Brasileiro é o das categorias de base do esporte, que acontece de 11 a 14, sendo divididas nas categorias masculina, feminina e por idade: Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12. “Este evento é muito importante para nós. É neste circuito onde surgem os novos talentos que no futuro representarão o Brasil em competições internacionais e olímpicas”, relatou o secretário municipal de Esportes, Danilo Lins.
Já o campeonato de 15 a 21, o CBSurf Taça Brasil, vai abrir a batalha por vagas para o circuito brasileiro, o Dream Tour de 2024, com um limite máximo de 192 participantes na competição masculina e 48 na feminina. Estão previstas seis etapas da Taça Brasil este ano e os rankings irão computar os cinco melhores resultados, para definir os atletas que vão formar a elite do surfe nacional composta, no total, por 62 surfistas na categoria masculina e 23 na feminina.
crédito foto: divulgação CBSurf
Fonte: Prefeitura do Ipojuca