Em mais uma ação que valoriza a educação, a leitura e a regionalidade, nessa segunda-feira (13), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o lançamento do livro “Meu Município em Rima: Ipojuca” – Coleção Histórias de Repente. De autoria do escritor pernambucano Toinho Mendes, a obra, adquirida pelo município para ser trabalhada em sala de aula, conta a história de Ipojuca e seus distritos, utilizando o estilo da literatura de cordel, por meio de rimas e xilogravuras. O evento, realizado em dois turnos, para contemplar gestores e professores dos dois turnos da rede, ocorreu no Centro de Formação de Professora Nadir da Costa Monteiro.
Segundo o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, além da aquisição dos livros, o projeto contempla a formação dos professores e acesso à plataforma digital desenvolvida pelo autor. Após as capacitações, os educadores poderão acessar o ambiente virtual para trabalhar as atividades em sala de aula. Também existe a perspectiva dos estudantes e pais terem acesso à plataforma. “Nós temos muitas possibilidades dos nossos professores e estudantes participarem desse processo. E quando se fala em literatura de cordel, de repente, eu fico imaginando o quando a gente pode produzir e estimular na rede. Eu já vejo a possibilidade de no nosso festival do livro fazer novos lançamentos dos nossos estudantes”, disse o gestor, lembrando que Ipojuca deve ser umas das primeiras cidades a trabalhar o repente na grade curricular, após o reconhecimento da arte pelo Iphan, no final de 2021, como Patrimônio Cultural do Brasil.
Para o autor Toinho Mendes, o histórias de repente surge da possibilidade de tentar ver a escola de forma diferente. “Ele é um livro pensado para o aluno, mas, principalmente para o professor. É um livro didático para que a gente possa ter a oportunidade de escrever nele, estudar e trabalhar em sala de aula. E falar das coisas que Ipojuca tem é maravilhoso, como o turismo, mas também tem a gastronomia, a economia criativa, o desenvolvimento econômico e a melhor coisa do mundo: as pessoas”, afirmou o escritor, que também é professor universitário, ator, repentista, compositor e poeta.
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca
Fonte: Prefeitura do Ipojuca