Objetivado combater o comércio ilegal, furtos e roubos de bicicletas a Secretaria de Defesa Social (SDS) disponibiliza desde o ano passado à população o Alerta Bike.
O programa permite que o cidadão cadastre de forma on line informações sobre sua bicicleta. Esses dados passam a constar na base de dados da secretaria e auxiliam a polícia na recuperação do veículo, quando roubado.
Para fazer o cadastramento o proprietário deve entrar no site do Alerta Bike, registrar login e senha e inserir os dados da bicicleta como marca, modelo, aro, cor e numeração do chassi.
Essa numeração, encontrada geralmente abaixo da caixa do movimento central, por força da lei nº 16.876, de 6 de maio de 2020 da autoria do deputado estadual Joaquim Lira, passou a ser obrigatório constar na nota fiscal de venda emitida pelas lojas de todo o estado.
A obrigatoriedade passou a ser essencial para o programa da SDS, já que de posse do documento fiscal onde conste a numeração do chassi, torna-se mais fácil cadastrar e posteriormente identificar quem é o verdadeiro proprietário da bicicleta.
A SDS esclarece que a consulta é feita pelos policiais também de forma on line, e em se constatando que a bicicleta é roubada, é feita a prisão do indivíduo e o resgate do bem.
O Alerta Bike funciona no mesmo formato do Alerta Celular, e os mesmos login e senha funcionam para as duas plataformas.
Acesse o Alerta Bike:
https://www.alerta.sds.pe.gov.br/
Acesse a lei nº 16.876, da autoria de Joaquim Lira: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=50385
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação