largo-de-guadalupe-recebe-a-orquestra-arruando-para-show-gratuito-de-frevo

Largo de Guadalupe recebe a Orquestra Arruando para show gratuito de Frevo

Apresentação de Frevo será em Olinda, no Largo de Guadalupe, às 21h

Publicado por: marilia, em: 09/12/22 às 10:19

Pela primeira vez, a Orquestra Arruando sai do Recife Antigo e se apresenta em Olinda com show gratuito

Uma das principais personalidades do universo do frevo será homenageada, neste domingo (11), com um show da Orquestra Arruando, que se apresenta em Olinda para celebrar o aniversário de 86 anos do Mestre Nascimento do Passo, fundador da primeira escola de frevo de Pernambuco.  O show-homenagem é gratuito e será às 21h, no Largo de Guadalupe, e promete agitar o folião. A apresentação acontecerá logo após a missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que está em festa, pois na segunda-feira (12) é o dia da padroeira da paróquia. 

Se estivesse vivo, o Mestre Nascimento do Passo completaria 86 anos no dia 28 de dezembro, por isso a Arruando escolheu celebrar a memória desse ícone da cultura popular. “Em nossos shows, já homenageamos muitos mestres do frevo-música e do frevo-história; agora, decidimos homenagear, com um show completo, o maior mestre do frevo-dança, o grande Nascimento do Passo”, explica Nilo Otaviano, produtor e diretor artístico da Arruando. 

A Orquestra Arruando levará 18 músicos, dentre eles o Mestre-Vivo do Frevo, Edson Rodrigues, tocando um dos 5 saxofones. Haverá ainda três cantores, um maestro e  seis passistas para realizar o show-homenagem, que apresentará um repertório com 35 músicas, entre frevos clássicos e outros mais atuais. A abertura do show é com o tradicional e reverenciado em Olinda, Hino do Elefante. 

O show-homenagem dura, em média, 2h de muito frevo e, tradicionalmente, reúne um grande público onde se apresenta. “Esse é o primeiro show da Orquestra Arruando em Olinda. Estamos muito felizes de que será realizado no Largo da Igreja de Guadalupe, um dos locais mais representativos e animados do carnaval pernambucano e onde se encontra a troça mais antiga de Olinda, a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, fundada em 1921”, ressalta Nilo Otaviano.

Para este encontro, a organização da Orquestra Arruando convidou grupos de passistas que, em boa parte, são liderados por ex-alunos do Mestre Nascimento do Passo. Vários deles já confirmaram presença. A apresentação conta com o apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe, e da Prefeitura de Olind, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo.

NASCIMENTO DO PASSO – Nascido no Amazonas, Francisco do Nascimento Filho, o Mestre Nascimento do Passo, foi uma das principais personalidades do universo do frevo. Ele, que chegou à capital pernambucana na década de 1940, escondido nos porões de um navio de cabotagem, tornou-se um divisor de águas para a dança do frevo, o passo.

Após chegar em Pernambuco, Nascimento do Passo se apaixonou pela dança e começou a trabalhar na área. Em 1973, ele abre a primeira escola de frevo, que além de pretender perpetuar a dança, contribuía para que ela fosse vivenciada fora do período do Carnaval.

Em reconhecimento ao seu trabalho, Nascimento do Passo recebeu os títulos de Cidadão do Recife, em 1998 e de Cidadão de Pernambuco, em 2000. Em 2009, aos 73 anos, o mestre do frevo faleceu, deixando um legado para a cultura popular e o Carnaval pernambucano.

ORQUESTRA ARRUANDO – Criada em 2013, a Orquestra Arruando tem o firme entendimento de que o Frevo é uma das mais autênticas manifestações culturais do País, além de ser genuinamente pernambucano. Sob o lema de que o Frevo deve ser tocado, dançado, cantado, curtido e vivenciado não só no Carnaval, mas ao longo do ano inteiro, a orquestra realiza shows gratuitos, sempre, em praça pública, montada no tripé frevo-música, frevo-dança e frevo-história. A música sempre acompanhada do Passo e de informações históricas sobre os seus compositores e o contexto em que foram compostas.

Serviço

Show da Arruando em homenagem ao Mestre Nascimento do Passo


Quando: domingo, 11 de dezembro


Onde: Largo de Guadalupe, Olinda, a partir das 21h


Quanto: Gratuito

About Redação

Veja também

Expectativas para 2025: Que mudanças a população deve esperar para o início do ano? Reforma administrativa ideal existe ?

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco À medida que nos aproximamos de 2025, as …