justica-reverte-decisao-e-mantem-posse-do-nucleo-de-desenvolvimento-integral-do-recife-com-a-prefeitura

Justiça reverte decisão e mantém posse do Núcleo de Desenvolvimento Integral do Recife com a Prefeitura

Nova determinação foi proferida pelo mesmo desembargador que, anteriormente, decidiu pela reintegração de posse em favor do Governo de Pernambuco

A Prefeitura do Recife conseguiu mais uma decisão favorável em relação à posse do terreno do Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), localizado no bairro de Areias. Nesta sexta-feira (25), a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco garantiu a manutenção do prédio com a Prefeitura. A decisão foi proferida pelo desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, que na última quinta-feira (17) determinou a reintegração de posse em favor do Governo de Pernambuco e que também na, última quarta-feira (23), tornou sem efeito a decisão do desembargador plantonista, que a havia suspendido. 

A decisão inicial concedia um prazo de 10 dias para a Prefeitura providenciar a retirada de seu mobiliário do NDI. Agora, o magistrado, contraria a expedição do mandado de reintegração em favor do Estado e mantém o Núcleo com a Prefeitura do Recife.

O desembargador afirmou que não vislumbrou “motivação idônea apta a justificar a imediata expedição do mandado de reintegração de posse”, porque não havia indícios de que a Prefeitura do Recife estivesse se recusando a cumprir a decisão. A nova determinação foi fundamentada na busca por efetividade da ordem judicial e para evitar controvérsias.

Ao analisar o cenário, ele ainda ponderou sobre a complexidade do caso e a possibilidade de danos irreversíveis caso a medida de reintegração fosse efetivada sem um exame mais aprofundado. 

Fechado há mais de dois meses, o NDI poderia estar atendendo, diariamente, mais de 100 pacientes e formar, junto com o Hospital do Idoso do Recife, um grande complexo de atenção integral à saúde. Atualmente, mais de 22 mil recifenses precisam de acesso à reabilitação. Nas obras, compra de equipamentos e mobília, a gestão municipal investiu R$ 1,3 milhão e, a cada mês, serão aplicados R$ 332 mil para a manutenção dos serviços.

A transferência do prédio do NDI para a Prefeitura do Recife foi feita após aprovação da Comissão Intergestores Bipartite Estadual (CIB/PE), que é o principal espaço interfederativo de pactuação do Sistema Único de Saúde em Pernambuco, reunindo secretarias municipais de Saúde e a secretaria estadual. A  municipalização do serviço foi referendada através da resolução CIB nº 5876 de 2022 e sua validade tem sido atestada nas manifestações judiciais.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …