Em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, na manhã dessa quarta-feira (20), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra de conscientização para os profissionais de Atenção Básica e Especializada de Saúde do município. A ação ocorreu no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, e teve como objetivo apresentar o plano de eliminação das hepatites virais, que tem como meta eliminar os casos de hepatite C até 2030.
“Os sintomas da hepatite podem ser silenciosos, por isso a importância de orientar os profissionais quanto ao diagnóstico, prevenção e tratamento da doença. Para além de estarem preparados para atender os pacientes, consigam repassar os cuidados para população”, afirmou Manúcia Medeiros, secretária de Saúde do município. Reconhecendo o quanto profissionais de saúde possuem impacto na vida das pessoas, o município de Ipojuca está desde 2019 engajado nesse plano de eliminação.
“Buscamos sempre capacitar nossos profissionais, para que todos possam oferecer um atendimento de qualidade para esses pacientes”, completou Gisela Talmon, coordenadora de IST/HIV/AIDS/ e Hepatites do município. Na palestra foram abordados tipos de hepatites, formas de infecção, tratamento e a importância do teste rápido, disponível nas unidades de saúde do município.
Confira mais informações de testagem e prevenção: https://drive.google.com/file/d/1zo3XUoFpKyf6wMc8gmN9VGHLBscC22pK/view?usp=drivesdk
crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca