O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, e o secretário especial do Esporte do ministério, Marcelo Magalhães, são esperados no Rio de Janeiro para participar da abertura, nesta quinta-feira (3), da 19ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros. A cerimônia oficial está marcada para 19h30, no Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste da capital fluminense.
Até o próximo dia 14, a cidade abriga os Jogos, com a participação de quase 6 mil atletas de 12 a 14 anos. São estudantes de escolas públicas e privadas de diversos pontos do país, que disputam medalhas em 17 modalidades, entre elas ginásticas artística e rítmica, basquete, futsal, karatê, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação.
A competição aproveita a estrutura do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, que abrigou os Jogos de 2016, além da Universidade da Força Aérea, em Sulacap, e o Complexo de Deodoro, todos na zona oeste carioca.
A Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania investiu mais de R$ 15 milhões em passagens aéreas para quase 8 mil pessoas, entre árbitros, técnicos e estudantes atletas.
Além de selecionar integrantes do Programa Bolsa Atleta, do estado do Rio de Janeiro, a competição serve como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília entre os dias 3 e 10 de dezembro.
A entrada nos locais de partidas é gratuita. Mas o público também pode acompanhar os jogos ao vivo, no canal da Confederação Brasileira do Desporto Escolar no YouTube.
Fonte: Agência Brasil