Equipamentos ambientais ofereceram mais de 90 atividades gratuitas com foco na biodiversidade, mudanças climáticas, verde urbano, consumo consciente e sustentabilidade, água e resíduos sólidos. (Foto: Divulgação/SMAS)
Os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife foram uma boa opção para aproveitar as férias de janeiro. O Jardim Botânico (JBR) e o Econúcleo do Parque da Jaqueira receberam 4.598 e 1.073 visitantes, respectivamente. Ao longo do último mês, mais de 90 atividades gratuitas foram oferecidas nesses espaços com base nos eixos temáticos: biodiversidade, mudanças climáticas, verde urbano, consumo consciente e sustentabilidade, água e resíduos sólidos. Toda programação da EcoFérias foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS).
As atividades oferecidas pelo projeto exercem grande estímulo ao envolvimento público em questões ambientais, além de benefícios socioculturais, como a ampliação da identidade das comunidades, da identificação e pertencimento à cidade, do envolvimento da população na tomada de decisões, da cooperação e da coesão social. Os visitantes do JBR e do Econúcleo Jaqueira participaram de Caminhadas Ecológicas, oficinas de produção de mudas e de sementes, gincana ecológica, oficina de culinária sustentável, contações de histórias, oficina de compostagem doméstica, esquete teatral, dentre outras ações.
“A Ecoférias foi um sucesso! Toda programação foi pensada para atender, principalmente, o público da primeira infância e transformá-los em grandes agentes protagonistas de um mundo mais sustentável e com respeito ao meio ambiente. De forma divertida e lúdica, nossa equipe consegue ensinar, que desce cedo, o ser humano precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais”, comentou Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Com atividades gratuitas permanentes para todas as idades, o Econúcleo Jaqueira foi requalificado e recebeu uma nova estrutura este ano. O equipamento público educativo conta com uma sala de Centro Educativo de Energia Renovável e Mudança do Clima, dedicado à educação ambiental e a divulgação científica relacionada ao tema. Além disso, ainda possui um espaço externo coberto para apresentações e práticas ambientais. Funciona de quinta a domingo, sempre das 9h às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 14h.
Já o Jardim Botânico do Recife, inserido numa unidade protegida com 11,4 hectares de Mata Atlântica, recebeu mais de 500 mil pessoas desde 2013, quando passou por uma requalificação. O Econúcleo do Jardim Botânico do Recife (JBR) conta com TV para exibição de filmes ambientais, estante com livros infantis, jogos educativos e laboratório de pesquisas ambientais. O local, com 50 m², é utilizado pelos monitores do JBR para atividades com os visitantes, a exemplo de contação de histórias. A decoração do equipamento cria um ambiente lúdico feito para envolver as crianças na temática ambiental. Funciona de terça a domingo, das 09h às 15h, com entrada gratuita.
Além desses dois espaços, a Prefeitura do Recife entregou em janeiro o Econúcleo da Lagoa do Araçá. O local oferece todos os domingos contações de histórias e possui uma área permanente de troca de saberes com geladeiras literárias, que servem como armários para livros, onde os usuários podem deixar um e levar outro ou desfrutar da leitura no próprio local.
Você precisa fazer login para comentar.