A segurança da população de Jaboatão dos Guararapes acaba de dar um importante passo rumo ao fortalecimento. O prefeito Mano Medeiros esteve nesta terça-feira(22) na Superintendência da Polícia Federal para formalizar o pedido de autorização que inicia oficialmente o processo de armamento da Guarda Civil Municipal. A ação representa um marco histórico para o município e mostra que a gestão coloca como prioridade a segurança e proteção da população.
Acompanhado do superintendente da Polícia Federal, Antônio de Pádua, o prefeito destacou que esta não é apenas uma medida administrativa, mas uma causa coletiva. Com a solicitação formalizada, o município avança no cumprimento das exigências legais para garantir que os agentes da Guarda Municipal atuem com ainda mais preparo e capacidade de resposta diante das situações que demandam ação imediata.

É importante destacar que o porte de arma pelos guardas municipais seguirá todos os critérios técnicos, jurídicos e operacionais previstos na legislação. Assim como ocorre com policiais das forças estaduais, os agentes da Guarda de Jaboatão passarão por rigorosos processos de capacitação, treinamento prático, avaliações psicológicas e testes de aptidão, supervisionados e autorizados pela Polícia Federal. Só após a aprovação em todas as etapas legais é que o armamento poderá ser efetivamente utilizado em serviço.
A medida faz parte de um conjunto de ações da atual gestão voltadas para tornar Jaboatão uma cidade mais segura. “O trabalho não para”, disse o Prefeito em sua rede social (Instagram).
O armamento da Guarda Civil Municipal atende a uma demanda antiga da corporação e da população, e segue rigorosamente os critérios técnicos e jurídicos estabelecidos pelas normas da Polícia Federal.
Com essa iniciativa, Jaboatão dos Guararapes se alinha a outras grandes cidades do Brasil que já contam com Guardas Municipais armadas e preparadas, fortalecendo a sensação de segurança nas ruas e o apoio às forças policiais estaduais.
Ainda na área de segurança a gestão avança com estudos para o projeto de vídeo monitoramento da cidade que auxiliaria ainda mais as forças de polícia e guarda no combate a criminalidade. Atualmente escolas e alguns prédios públicos são monitoradas através de câmeras de segurança.
Você precisa fazer login para comentar.