jaboatao-ganha-nucleo-de-atencao-terapeutica-para-criancas-e-adolescentes-com-autismo

Jaboatão ganha Núcleo de Atenção Terapêutica para crianças e adolescentes com autismo

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, inaugurou, nesta segunda-feira (03), o Núcleo de Atenção Terapêutica (NAT), localizado na avenida Dom Carlos Coelho, Lote 92, s/n, no Jaboatão Centro. O novo espaço chega para ampliar a rede de reabilitação municipal e oferecer aos usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terapias específicas de estimulações sensoriais e de aprendizagem. A unidade irá atender crianças e adolescentes do Jaboatão Centro, diagnosticados com TEA, entre 18 meses e 18 anos de idade.

A Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, no Jaboatão, foi instituída através da Lei municipal número 1.505/22.

A unidade foi planejada e equipada para ofertar terapias multidisciplinares, com apoio de terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, nutricionista e psiquiatra infantil. Todas as dependências do NAT são acessíveis e possibilitam as vivências de integração sensorial e atividades do cotidiano, por meio de atendimento individualizado e compartilhado, com participação da família ou em grupos.

O prefeito Mano Medeiros enfatizou a importância da inauguração de um núcleo terapêutico para o acompanhamento de crianças com autismo. “O município tem uma demanda em relação às pessoas com autismo e nossa gestão está atenta a isso. Por conta disso, temos focado em ações que promovam a inclusão, a exemplo do NAT. Esse espaço é mais um passo fundamental para ampliar a assistência terapêutica aos autistas no Jaboatão. A equipe está bastante motivada para prestar o melhor atendimento aos pacientes e também para dar suporte às famílias. Estamos focados em proporcionar ainda mais inclusão no município.Tenho dito que temos vontade e determinação para fazer muito mais”, falou o gestor.

A utilização do espaço será feita por meio da regulação das unidades de saúde com encaminhamento para terapias de reabilitação, sendo avaliados pela equipe multidisciplinar do núcleo de apoio. Com isso, será definida a vinculação ao serviço, com vistas à melhoria da qualidade de vida e autonomia do indivíduo, o que também traz um impacto positivo para suas famílias.De três a seis meses os pacientes do NAT serão avaliados pela equipe de especialistas.

A terapia é um suporte para a criança com TEA iniciar a vida social regular. A ideia é que o trabalho seja individualizado, mas também em grupo. É fundamental envolver a família no processo de reabilitação para que pacientes consigam conviver socialmente e se comunicar da melhor maneira possível.

A autônoma Maria Cristina Prudêncio levou seu filho João Paulo, de 4 anos, para iniciar a reabilitação no NAT. Há dois anos, o seu pequeno foi diagnosticado com TEA e desde então, ele é atendido na rede municipal de saúde. “Percebi que meu filho é muito agressivo e dormia muito pouco. Na unidade de saúde o neuro-pediatra fechou o diagnóstico de autismo do meu filho. Para fazer a reabilitação eu tinha que me deslocar para o bairro de Massangana. Agora, com a chegada desse núcleo no Jaboatão Centro, ficou mais fácil para mim, já que eu moro em Vila Rica, achei ótimo”, disse a autônoma.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …