Quem realmente vem para a disputa ? Quem desiste ? Quem é rifado pelo partido ? Quem está blefando ? Vamos ao perfil e história dos “pré-candidatos”!
Como prometido no início da semana e com um pequeno atraso por falta do conteúdo “oficial”’ do perfil dos “possíveis”, mais não prováveis candidatos a cadeira do executivo em 2024.
Iniciamos com Daniel Alves, natural da cidade de Gravatá em Pernambuco, veio ainda menino morar em Jaboatão. Filho de feirantes, Daniel Alves foi conselheiro tutelar e vereador durante o período de 2017 a 2020. Foi líder da oposição na câmara onde teve ao seu lado 11 parlamentares.
Foi candidato a prefeito em 2020 e ficou na segunda colocação aproximadamente 81 mil votos. Na eleição de 2018 se candidatou a deputado estadual pelo PCdoB e não logrou êxito com apenas 4.155 votos. Já em 2022 tentou novamente e obteve 13.170 votos novamente não logrando êxito.
Presidente municipal do PV, partido que integra uma federação com o PT e o PCdoB, Daniel tem colocado o seu nome à disposição. Graduado em Pedagogia, Daniel Alves possui pós-graduação em Gestão pública pela UPE. Ocupou cargos de gestor no SUS, SUAS, Juventude e Direitos Humanos no município e também no Estado.
Outro possível nome que se apresenta hoje como pré-candidato é Elias Gomes, aos 71 anos idade, começou a vida pública como vereador do município do Cabo em 1976, elegendo-se pelo MDB, destacando-se na luta junto aos movimentos sociais. Em 1982, ano em que este colunista nasceu, foi eleito prefeito do município ficando no cargo até 1988, dessa vez pelo PMDB.
Em 1990, foi eleito Deputado Estadual com cerca de 14 mil votos. Foi o primeiro representante do Cabo de Santo Agostinho na Assembléia Legislativa. Em 1994 foi convidado pelo então Governador Miguel Arraes para assumir a administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Voltou a ser prefeito do município do Cabo de Santo Agostinho em 1997, pelo PSB, e reeleito em 2000 pelo PPS. Foi Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e presidente estadual do PPS. Em outubro de 2008, foi eleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes com 156.108 votos, 53,62% dos válidos ainda no primeiro turno. Foi reeleito na cidade e nas eleições de 2016 não conseguiu fazer seu sucessor, perdendo a disputa ainda no primeiro turno para Anderson Ferreira(PL).
Muito falada como “possível” e não provável candidata, está Clarissa Tercio(PP), que até o momento não manifestou publicamente que tenha vontade de disputar uma cadeira no executivo da cidade. Clarissa que é natural do Recife, em 2018 foi eleita deputada estadual por Pernambuco, pelo Partido Social Cristão (PSC), com 50.789 (1,13% dos válidos) votos.
Polêmica, em agosto de 2020, Clarissa Tércio envolveu-se em polêmica ao ser contra o processo abortivo realizado em uma menina de 10 anos que foi estuprada pelo próprio tio. Ganhou destaque com a polêmica e em 2022, foi eleita deputada federal por Pernambuco pelo Progressistas (PP), sendo a segunda mais votada, com 240.511 votos. Defensora ferrenha do ex-presidente derrotado em 2022, Jair Bolsonaro, Clarissa já foi “cotada” a disputar a cadeira do governo do estado, prefeitura do Recife e agora, Jaboatão.
E para finalizar nossa matéria especial Jaboatão 2024, Luiz Medeiros, popularmente conhecido como Mano Medeiros, casado com Andréa Medeiros e pai de dois filhos. Formado em Direito pela Unicap, tem uma vasta carreira no setor público. Atuou na Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Turismo, foi presidente da EMTU e da EPTI, diretor executivo do DER e integrou a Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa.
No Jaboatão, foi secretário de Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico, além de chefe de Gabinete. Eleito em 2020 como vice-prefeito de Anderson Ferreira(PL), Mano assumiu como Prefeito em abril de 2022, após Anderson renunciar o mandato para disputar as eleições estaduais para governo do estado. Se aproximando do seu primeiro ano a frente da cidade, vem implantando um ritmo diferente do antigo gestor. Carismático e bem simples tem o perfil de ir para as ruas, conversar com populares e acompanhar de perto os problemas da cidade e principalmente agregar as pessoas. É candidato à reeleição já anunciado pelo seu partido o PL em Pernambuco e faz parte do grupo Ferreira, que tem André e Anderson como mandatários. A força política que representa o grupo Ferreira em Pernambuco colocam Mano em vantagem para sua reeleição. Estar no mandato, sem rejeição e com tempo, estrutura e partido para trabalhar, vem muito forte para sua reeleição. Nas últimas eleições o PL reuniu o maior número de partidos para a reeleição de Anderson e hoje como maior partido do país, com maior tempo de Tv e fundo partidário deve fazer o mesmo.
Além dos principais “players” citados acima, correm por fora outros nomes para disputa, a exemplo do Presidente da Câmara, Vereador Adeildo da Igreja que vem desde o início do ano ensaiando ser candidato. É bem verdade que nos últimos dias a ideia esfriou, Adeildo já é visto novamente caminhando com o atual prefeito e ao que tudo indica, deve alinhar os ponteiros e caminhar com Mano para sua reeleição. Já é citado por muitos como um “pretenso candidato” a vice do atual prefeito da cidade.
Agora, é esperar o andar da carruagem e ver se as candidaturas se consolidam ou desaparecem como palavras escritas nas águas. Muitos dizem que ainda é cedo para se falar em eleição mais é bem verdade que ao final de uma já se inicia a outra. Político tem que estar sempre em campanha.
Em tempo – Boa notícia para a cidade do Jaboatão! O complemento da Nova Orla será iniciado nos próximos meses e os 8.2km de Orla da cidade serão entregues a população. A revitalização do calçadão é um sonho antigo dos moradores, com 2.2km já entregues, o Prefeito Mano Medeiros em breve anunciará o início das obras que entregarão a reforma/revitalização do trecho entre o Sesc Piedade e Barra de Jangada.
Você precisa fazer login para comentar.