Jaboatão 2024: A corrida começou, agora resta saber quem chegará até o fim. O perfil e história dos “pré-candidatos” ao governo municipal

Quem realmente vem para a disputa ? Quem desiste ? Quem é rifado pelo partido ? Quem está blefando ? Vamos ao perfil e história dos “pré-candidatos”!

Como prometido no início da semana e com um pequeno atraso por falta do conteúdo “oficial”’ do perfil dos “possíveis”, mais não prováveis candidatos a cadeira do executivo em 2024.

Iniciamos com Daniel Alves, natural da cidade de Gravatá em Pernambuco, veio ainda menino morar em Jaboatão. Filho de feirantes, Daniel Alves foi conselheiro tutelar e vereador durante o período de 2017 a 2020. Foi líder da oposição na câmara onde teve ao seu lado 11 parlamentares.

Daniel Alves – PV

Foi candidato a prefeito em 2020 e ficou na segunda colocação aproximadamente 81 mil votos. Na eleição de 2018 se candidatou a deputado estadual pelo PCdoB e não logrou êxito com apenas 4.155 votos. Já em 2022 tentou novamente e obteve 13.170 votos novamente não logrando êxito.

Presidente municipal do PV, partido que integra uma federação com o PT e o PCdoB, Daniel tem colocado o seu nome à disposição. Graduado em Pedagogia, Daniel Alves possui pós-graduação em Gestão pública pela UPE. Ocupou cargos de gestor no SUS, SUAS, Juventude e Direitos Humanos no município e também no Estado.

Outro possível nome que se apresenta hoje como pré-candidato é Elias Gomes, aos 71 anos idade, começou a vida pública como vereador do município do Cabo em 1976, elegendo-se pelo MDB, destacando-se na luta junto aos movimentos sociais. Em 1982, ano em que este colunista nasceu, foi eleito prefeito do município ficando no cargo até 1988, dessa vez pelo PMDB.

Elias Gomes – MDB

Em 1990, foi eleito Deputado Estadual com cerca de 14 mil votos. Foi o primeiro representante do Cabo de Santo Agostinho na Assembléia Legislativa. Em 1994 foi convidado pelo então Governador Miguel Arraes para assumir a administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Voltou a ser prefeito do município do Cabo de Santo Agostinho em 1997, pelo PSB, e reeleito em 2000 pelo PPS. Foi Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e presidente estadual do PPS. Em outubro de 2008, foi eleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes com 156.108 votos, 53,62% dos válidos ainda no primeiro turno. Foi reeleito na cidade e nas eleições de 2016 não conseguiu fazer seu sucessor, perdendo a disputa ainda no primeiro turno para Anderson Ferreira(PL).

Muito falada como “possível” e não provável candidata, está Clarissa Tercio(PP), que até o momento não manifestou publicamente que tenha vontade de disputar uma cadeira no executivo da cidade. Clarissa que é natural do Recife, em 2018 foi eleita deputada estadual por Pernambuco, pelo Partido Social Cristão (PSC), com 50.789 (1,13% dos válidos) votos.

Clarissa Tércio – PP

Polêmica, em agosto de 2020, Clarissa Tércio envolveu-se em polêmica ao ser contra o processo abortivo realizado em uma menina de 10 anos que foi estuprada pelo próprio tio. Ganhou destaque com a polêmica e em 2022, foi eleita deputada federal por Pernambuco pelo Progressistas (PP), sendo a segunda mais votada, com 240.511 votos. Defensora ferrenha do ex-presidente derrotado em 2022, Jair Bolsonaro, Clarissa já foi “cotada” a disputar a cadeira do governo do estado, prefeitura do Recife e agora, Jaboatão.

E para finalizar nossa matéria especial Jaboatão 2024, Luiz Medeiros, popularmente conhecido como Mano Medeiros, casado com Andréa Medeiros e pai de dois filhos. Formado em Direito pela Unicap, tem uma vasta carreira no setor público. Atuou na Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Turismo, foi presidente da EMTU e da EPTI, diretor executivo do DER e integrou a Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa.

mano-medeiros-fala-novamente-sobre-o-baile-municipal-do-jaboatao-e-diz-que-local-do-evento-“tem-uma-grande-riqueza-cultural”
Mano Medeiros – PL

No Jaboatão, foi secretário de Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico, além de chefe de Gabinete. Eleito em 2020 como vice-prefeito de Anderson Ferreira(PL), Mano assumiu como Prefeito em abril de 2022, após Anderson renunciar o mandato para disputar as eleições estaduais para governo do estado. Se aproximando do seu primeiro ano a frente da cidade, vem implantando um ritmo diferente do antigo gestor. Carismático e bem simples tem o perfil de ir para as ruas, conversar com populares e acompanhar de perto os problemas da cidade e principalmente agregar as pessoas. É candidato à reeleição já anunciado pelo seu partido o PL em Pernambuco e faz parte do grupo Ferreira, que tem André e Anderson como mandatários. A força política que representa o grupo Ferreira em Pernambuco colocam Mano em vantagem para sua reeleição. Estar no mandato, sem rejeição e com tempo, estrutura e partido para trabalhar, vem muito forte para sua reeleição. Nas últimas eleições o PL reuniu o maior número de partidos para a reeleição de Anderson e hoje como maior partido do país, com maior tempo de Tv e fundo partidário deve fazer o mesmo.

Além dos principais “players” citados acima, correm por fora outros nomes para disputa, a exemplo do Presidente da Câmara, Vereador Adeildo da Igreja que vem desde o início do ano ensaiando ser candidato. É bem verdade que nos últimos dias a ideia esfriou, Adeildo já é visto novamente caminhando com o atual prefeito e ao que tudo indica, deve alinhar os ponteiros e caminhar com Mano para sua reeleição. Já é citado por muitos como um “pretenso candidato” a vice do atual prefeito da cidade.

Agora, é esperar o andar da carruagem e ver se as candidaturas se consolidam ou desaparecem como palavras escritas nas águas. Muitos dizem que ainda é cedo para se falar em eleição mais é bem verdade que ao final de uma já se inicia a outra. Político tem que estar sempre em campanha.

Em tempo – Boa notícia para a cidade do Jaboatão! O complemento da Nova Orla será iniciado nos próximos meses e os 8.2km de Orla da cidade serão entregues a população. A revitalização do calçadão é um sonho antigo dos moradores, com 2.2km já entregues, o Prefeito Mano Medeiros em breve anunciará o início das obras que entregarão a reforma/revitalização do trecho entre o Sesc Piedade e Barra de Jangada.

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …