PUBLICIDADE
A Deputada Federal Iza Arruda (MDB/PE) foi designada pela Comissão de Saúde como relatora do Projeto de Lei 988/2015, que estabelece o Piso Salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Nesta terça-feira, 16/5, a deputada fez um pronunciamento no plenário da Câmara Federal, convocando os parlamentares, a categoria e a sociedade a se engajarem nessa luta em favor dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que desempenharam um papel fundamental na recuperação do COVID-19. O parecer da relatora será apresentado na Comissão de Saúde da Câmara Federal.
A parlamentar iniciou seu discurso dirigindo-se diretamente aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, enfatizando que a assistência à saúde é uma questão de interesse coletivo. Ela destacou que a valorização desses profissionais passa pela definição de um piso salarial adequado, pois no momento em que esse profissional se sente valorizado, ele tem mais qualidade de vida para exercer a sua profissão, o que, por sua vez, melhora a qualidade dos serviços, atendimento e capacitação.
O avanço da pandemia do COVID-19 acentuou ainda mais a necessidade dos profissionais da fisioterapia. A deputada explicou que esses profissionais atuam antes, durante e depois no processo da doença. Em casos graves, quando o paciente necessita de intubação, o fisioterapeuta auxilia com procedimentos de ajustes, preparação e ventilação. Além disso, há os tratamentos pós-covid, nos quais os pacientes podem precisar dos cuidados desses profissionais para reabilitação motora e física.
A deputada declarou que o relatório será construído em conjunto com a categoria, por meio de diálogos, reuniões e audiências públicas. “É uma honra trabalhar em prol de uma categoria da qual faço parte. Este projeto é de extrema relevância e será construído com muito diálogo com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Isso é fundamental para garantir a dignidade dos profissionais e incentivar a valorização da profissão”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Caruaru