O porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari, disse nesta sexta-feira (27/10) que o país vai “expandir” suas operações contra Gaza nas próximas horas, inclusive com o uso de forças terrestres.
Enquanto isso, equipes da BBC que estão em Ashkelon, no sul de Israel, relatam que os bombardeios israelenses contra o território se intensificaram. A cidade fica a 10 quilômetros de Gaza.
Segundo a reportagem, é possível ouvir “bombardeio pesado, principalmente pelo ar” nesta sexta.
O Hamas, grupo palestino que administra a Faixa de Gaza, afirmou que as telecomunicações no território foram quase completamente cortadas.
O grupo, que realizou um ataque surpresa em Israel no dia 7 de outubro, também afirmou ter voltado a lançar foguetes contra o território israelense.
Em seu pronunciamento, o porta-voz do Exército israelense disse que as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) devem expandir suas atividades em terra na noite de hoje.
“Nas últimas horas aumentamos os ataques em Gaza. A Força Aérea ataca amplamente alvos subterrâneos e infraestruturas terroristas, de forma muito significativa.”
“Na continuação da atividade ofensiva que realizamos nos últimos dias, as forças terrestres estão expandindo a atividade terrestre esta noite”, disse.
Hagari também pediu mais uma vez que a população da Cidade de Gaza deixe a região em direção ao sul do território.
O conflito
O grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou em 7 de outubro um ataque surpresa a Israel, matando mais de 1.400 e capturando reféns.
Israel reagiu com bombardeios que já mataram cerca de 7.000 pessoas, segundo o Ministério da Saúde em Gaza.
Em 14 de outubro, as forças israelenses anunciaram que em breve iniciariam uma ofensiva ainda maior por ar, terra e mar contra o território. Ao que parece, essa escalada teve início na noite desta sexta (horário local).
Fonte: BBC
Você precisa fazer login para comentar.