Com mais de 2.200 inscrições para 60 vagas, em todo o Brasil, quatro ipojucanos garantiram bolsas integrais no curso de engenharia de software na Jala University, da Califórnia. A graduação será online e com a carga horária do curso de 7.260 horas, cerca do dobro da média brasileira. Na última sexta-feira (20), no Beach Class Hotel, em Boa Viagem, os alunos e seus pais foram recepcionados por membros da Jala University, e no local tiveram a aula inaugural.
De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil precisará formar cerca de 800 mil profissionais na área de Tecnologia até 2025. Em Pernambuco, de acordo com o Porto Digital, a estimativa é que cerca de 3 mil vagas já estejam disponíveis no mercado de trabalho. Uma das exigências para concorrer a vaga era o critério de exclusividade, ou seja, dedicação exclusiva sem a possibilidade do candidato trabalhar. Para isto, eles receberão uma bolsa no valor de R$2 mil mensal.
A Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Educação, já possuía parceria com o Programa Life for Lives que, junto com o município, têm investido em iniciativas de promoção social e educacional na América Latina. O Centro de Formação Profissional do Ipojuca (CEMEP) servirá de apoio para os alunos aprovados na seleção. “Como prefeita do Ipojuca, sei o quanto esta parceria é importante para estes ipojucanos diante
do mercado em expansão que é a área de tecnologia e a indústria de software na América Latina. Que esta chance que Deus está concedendo a vocês seja muito bem aproveitada e que vocês honrem seus municípios e o nosso estado por onde quer que forem”, declarou a prefeita do Ipojuca Célia Sales.
Para o ipojucano aprovado, morador do Centro, Vinícius Lins, 22 anos, que já havia sido aprovado na UFRPE em engenharia eletrônica e na UPE em engenharia de controle e automação, o que o motivou a participar da seleção foi a possibilidade do diploma americano. “Espero me adaptar bem a carga horária e melhorar meu inglês. Não pretendo sair de Ipojuca, mas é maravilhoso saber que posso trabalhar em qualquer empresa do mundo de casa”, comentou. Já para Erik Cassemiro, 23 anos, a graduação também representa um investimento do tempo no futuro. “Sou casado e tenho uma filha. A dedicação exclusiva aos estudos sem poder trabalhar como exige a Jala University, precisou contar com o apoio da esposa e dos pais. Sabemos que a bolsa é apenas um estímulo e que estamos investindo no futuro. Futuro este em que o mercado paga bem”, disse Erik.
crédito das fotos: Aguinaldo Silva / Secom Ipojuca
Fonte: Prefeitura do Ipojuca