Nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma ação preventiva e de conscientização por meio de colagens de cartazes em hotéis, pousadas e restaurantes de grande fluxo em Porto de Galinhas, no intuito de orientar os frequentadores sobre a questão. A iniciativa contou com a parceria dos Conselhos Tutelares, de Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e da Secretaria Municipal de Turismo.
De acordo com a secretária de Assistência Social do Ipojuca, Anne Banja “infelizmente ainda temos que lutar nos tempos de hoje para combater violências como essas. Por isso fomos a locais de grande circulação de pessoas em Porto de Galinhas para conscientizar que, em caso de indícios dessa violação de direitos de crianças e adolescentes, as pessoas não se calem. Então, não se cale, denuncie que estamos aqui para acolher esta família”, disse.
Simultaneamente, aconteceu uma palestra na Escola da Rede Municipal de Ensino Manoel Uchôa, também em Porto de Galinhas. A atividade, com orientadores e psicóloga do CREAS, decorre do Projeto Creas nas Escolas, que visita unidades urbanas e rurais com profissionais abordando temas relevantes voltados a crianças e adolescentes.
crédito das fotos: Wilderson Pimentel / Secom Ipojuca