A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou, nesta quinta-feira (27), a programação de ações do Janeiro Branco, mês que reforça a importância dos cuidados com a saúde mental. No Centro da Mulher, foi realizada uma roda de conversa entre os usuários do equipamento municipal, que contou com a condução das psicólogas Liliane Mercedes e Daniele Rosa. Já na Policlínica de Nossa Senhora do Ó, a equipe da Coordenação de Atenção à Saúde Integral da População LGBT do Ipojuca promoveu uma roda de conversa, além de técnicas como ventosaterapia e aromaterapia.
“Essas técnicas são práticas integrativas e complementares utilizadas como recurso terapêutico na busca da prevenção da doença. Nelas, temos uma visão ampliada do processo de saúde/doença e do cuidado com o nosso organismo. Optamos por propor essas abordagens no Janeiro Branco visando os benefícios que essas práticas trazem em relação a saúde mental, pois elas atuam no equilíbrio biopsicossocial, nas dimensões físicas e mentais”, destacou a coordenadora de Atenção à Saúde Integral da População LGBT, Maria Lima. Segundo a profissional, são atividades que favorecem o bem estar psicológico, melhorando o padrão do sono, promovendo relaxamento, o alívio de tensão e estresse, além de auxiliar no controle de sintomas ansiosos e depressivos.
Com o tema “O mundo pede saúde mental”, a programação no município contou com ações de panfletagem, palestras, oficinas, entre outras iniciativas, para todas as idades. O trabalho foi realizado tanto nas unidades de saúde do município como em espaços públicos, a exemplo da Feira de Ipojuca, no Centro, nas ruas e comércio de Camela e na Praia de Porto de Galinhas.
crédito das fotos: divulgação Saúde e Secom Ipojuca