A Prefeitura do Ipojuca e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) agora estão juntos na Casa de Justiça e Cidadania do município. A “Casa da Justiça e Cidadania” do TJPE que funcionará dentro da nova Casa da Cidadania, recentemente entregue pela administração municipal, terá equipes de apoio com advogados, psicólogos, assistentes sociais, conciliadores entre outros profissionais para atender os cidadãos em busca de atendimento judicial.
O ato, que formalizou o início do funcionamento da unidade de Ipojuca, a 17º aberta pelo Tribunal, aconteceu de forma virtual, contando com a participação da prefeita Célia Sales, do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, do coordenador geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, desembargador Erik Simões, entre outras autoridades da instituição e do município.
Para a prefeita Célia Sales, a parceria representa um avanço dos serviços já oferecidos pelo espaço. “Sabemos o quanto uma orientação jurídica e psicológica pode fazer a diferença na vida do cidadão que busca resolver conflitos e, essa ação vai agregar muito. Nossa Casa da Cidadania representa um avanço não só do ponto de vista do direito do cidadão como também repara a centralização do acesso a alguns serviços que antes só eram possíveis se os ipojucanos fossem ao Recife”, disse.
O presidente do TJPE ressaltou que a sociedade vive constantemente em conflito, por isso necessita da ação judiciária para tratar desses casos. “Estamos agora numa cidade importantíssima por conta do seu crescimento econômico, com polos importantes e praias belíssimas. E que essa Casa da Cidadania e Justiça possa servir de modelo para cidades vizinhas entenderem que esse é o caminho”, afirmou o desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo.
À frente da Casa da Cidadania, a secretária de Assistência Social, Anne Banja, disse que a entrega desse novo serviço vai dar celeridade para os ipojucanos e será um espaço de referência no Estado. “O espaço já conta com emissão de documentos, núcleo da Receita Federal e um posto avançado da Defensoria Pública de Pernambuco”, informou a gestora.
O procurador Geral do Ipojuca, Marcos Lira destacou a importância da criação da Casa da Justiça e Cidadania. “O serviço ofertado por esse convênio se soma a outros diversos ofertados pelo município, sendo importantíssimo para fazer o máximo de conciliações sem entrar em litígio”, disse o procurador.
ATENDIMENTO – A Casa da Cidadania funciona na Rua Hilda da Costa Monteiro, nº 210, Ipojuca Centro, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Outras dúvidas e orientações podem ser tiradas pelo telefone da Casa: 3551-1142.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.