ipojuca-e-superintendencia-do-trabalho-firmam-parceria-para-fomentar-programa-jovem-aprendiz

Ipojuca e Superintendência do Trabalho firmam parceria para fomentar Programa Jovem Aprendiz

Para garantir que cada vez mais jovens ipojucanos possam se inserir no mercado de trabalho, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, firmou uma parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco. O acordo de cooperação técnica tem a finalidade de fomentar o Programa de Jovem Aprendiz no município, sendo Ipojuca a terceira cidade pernambucana, depois de Recife e Jaboatão, a fechar a parceria. A assinatura do convênio, que contou com a articulação do deputado estadual Romero Sales Filho, aconteceu nesta terça-feira (15), com a presença da prefeita Célia Sales, da vice-prefeita Patrícia Alves e do superintendente da regional do Trabalho no Estado, Napoleão Gomes.

Com o acordo, a Prefeitura poderá receber do órgão federal informações sobre empresas que podem se inserir no programa, ampliando as oportunidades e participação de jovens de 14 a 22 anos no mercado de trabalho. À administração municipal caberá oferecer os talentos disponíveis no seu banco de dados da Agência de Oportunidades, Resultados e Aprendizagem – Agora Ipojuca. Atualmente, dos mais de 5.600 currículos cadastrados na agência do Agora, cerca de 700 já estão dentro desse perfil de jovens interessados em se inserir em atividades formais.

Segundo a prefeita Célia Sales, a maior preocupação da gestão é garantir oportunidades, “e essa parceria agora chega num momento especial onde os jovens ipojucanos estão precisando e querendo desempenhar uma atividade e ter um futuro promissor. Essa parceria é um marco na história de Ipojuca, pois os jovens precisam desse incentivo”, informou a prefeita. De acordo com o superintendente regional do Trabalho em Pernambuco, “Ipojuca tem muita potencialidade para desenvolver esse projeto de política pública, pois possui grandes polos como o industrial e de turismo. Estatisticamente, o jovem que entra nesse programa, ele tende a manter a formalidade e até ser contratado pela empresa”, afirmou Napoleão Gomes.

“O acordo será positivo para todas as partes. De maneira integrada, empresas cumprem suas obrigações e a gestão municipal facilita a intermediação, ampliando as oportunidades para os jovens ipojucanos”, declarou o deputado estadual Romero Sales Filho, que atuou na interlocução da pauta junto ao Ministério do Trabalho. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Puran Medeiros, existe uma legislação que obriga as empresas a contratar os jovens aprendizes, mas muitas não cumprem. “Este acordo vai facilitar esse entendimento para que os empresários possam contratar o máximo de jovens de Ipojuca e assim oxigenarem suas empresas com gente jovem que tem sempre boas ideias”, disse Puran Medeiros. Também participou da assinatura o secretário de Juventude do Ipojuca, Diego Araçá.

crédito das fotos: Marly Ribeiro / Secom Ipojuca

About Redação

Veja também

Jaboatão: R$ 1 milhão e 648 mil para prefeito e R$ 180 mil para vereador, define TSE

O Tribunal Superior Eleitoral definiu ontem e tornou público, numa portaria, os limites de gastos …