Na última quinta-feira (03), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a abertura da 2ª edição do Fórum Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a temática “Diretrizes pedagógicas e operacionais da EJA: Um olhar para as políticas públicas e efetivação nas práticas educacionais”, o encontro, que ocorreu no Centro de Formação Professora Nadir Costa, teve como objetivo implementar as diretrizes do município para essa modalidade educacional. A ação coloca Ipojuca como o primeiro município da Região Metropolitana do Recife a elaborar diretrizes para a educação de jovens e adultos.
Segundo o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, para que mudanças e transformações aconteçam no cenário educacional, o trabalho precisa ser constante. “Nós todos estamos assumindo a EJA de uma forma diferente. E agora, com as diretrizes, damos um salto qualitativo na qualidade e na equidade para a educação dos jovens e adultos do município”, afirmou o gestor. Além da implantação das diretrizes, o evento foi um espaço para que a comunidade escolar e os demais participantes pudessem discutir, fortalecer e propor caminhos que defendam os direitos desses estudantes.
“Ipojuca construiu um documento democrático. Tivemos mais de 60 redatores, que incluíam professores, técnicos, analistas, a sociedade civil, conselhos educacionais e muitos outros profissionais, de modo que todos pudessem contribuir para essa criação”, destacou o gerente da EJA do município, Ítalo Moraes. O Fórum também contou com intérpretes de libras, apresentações culturais, roda de diálogos e certificação para a equipe de articulação e elaboração das diretrizes.
crédito das fotos: Micaio Santos / Secom Ipojuca