Recentemente, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social, aderiu à iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030). A iniciativa da campanha liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR), visa garantir que as cidades se tornem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030. Ao integrar o programa, o município assume o compromisso em estabelecer medidas eficazes para reduzir o risco de desastres climáticos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Daniel Pessoa, Ipojuca foi a quarta cidade de Pernambuco a aderir ao programa. “É de suma importância para o nosso município ter esse apoio externo. O Construindo Cidades Resilientes é uma iniciativa global, que fornece um acompanhamento das cidades inscritas, com orientações capazes de melhorar nosso entendimento sobre redução de riscos e resiliência”, afirmou o coordenador.
A abordagem da iniciativa MCR2030 é construída em torno de um “Roteiro para a Resiliência”, desenvolvido em três etapas, que contemplam desde a conscientização até o planejamento e a implementação das ações. De forma colaborativa entre as cidades e outras partes interessadas, o diálogo entre os níveis nacional, subnacional e local, faz com que Ipojuca passe a ter acesso a um ambiente de aprendizagem e monitoramento que lhe permita avançar ainda mais.