IPESPE/FOLHA: Mano Medeiros lidera com 38% pesquisa em Jaboatão. No Recife, João com 73% e em Petrolina, Simão com 53%. Prefeitos vão garantindo eleição no primeiro turno.

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco

Em pesquisa divulgada hoje(9) pela Folha de Pernambuco em parceria com o Ipespe, entrega em parceria com a Folha de Pernambuco a pesquisa de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. Os prefeitos principais de cidades de Pernambuco estão na frente e com chances de garantir a reeleição em primeiro turno. 

Os dados indicam a liderança confortável de Mano Medeiros em Jaboatão dos Guararapes, com 38% das intenções de voto no questionário espontâneo, bem à frente de seus adversários. Elias Gomes aparece em segundo lugar, com 22%, seguido por Clarissa Tércio, com 17%. Daniel Alves, por sua vez, conta com 6% dos votos. Em votos válidos Mano tem 46% das intenções de voto.

A situação em Recife segue similar, com o atual prefeito João Campos dominando a disputa com 73% das intenções de voto. Em Petrolina, Simão Dourado também lidera, somando 53% das intenções, garantindo, até o momento, uma vitória tranquila no primeiro turno. No entanto, a situação é mais apertada em Caruaru, onde Rodrigo Pinheiro e Zé Queiroz estão tecnicamente empatados, com 43% e 42%, respectivamente, prometendo uma disputa acirrada até o fim. Essa última (de Caruaru) divulgada em agosto.

A pesquisa reforça a tendência de que os prefeitos em exercício em suas cidades devem garantir a reeleição ainda no primeiro turno, consolidando suas posições. Em Jaboatão e Caruaru a disputa pode ir para o segundo turno. 

Polêmica em Jaboatão

No entanto, em Jaboatão, a candidata Clarissa Tércio tem sido alvo de críticas após divulgar uma pesquisa que diverge amplamente dos resultados apresentados pelo Ipespe e outros institutos de credibilidade. O levantamento utilizado por Clarissa foi realizado por um MEI (Microempreendedor Individual) e apresenta resultados discrepantes, o que gerou uma onda de críticas e virou motivo de piada entre os eleitores locais. Além disso, Clarissa Tércio tem utilizado sua rede social para promover essa pesquisa, investindo em anúncios patrocinados para divulgar o que tem sido chamado de resultado “tosco”.

A estratégia de Clarissa gerou ainda mais controvérsia, considerando que os números divulgados por ela contrastam fortemente com os resultados da Folha de Pernambuco e do Ipespe, levantando questionamentos sobre a validade e credibilidade das pesquisas que têm sido promovidas pela candidata.

A Vantagem dos Prefeitos em Mandato

Os resultados das pesquisas, de acordo com a Folha de Pernambuco e o Ipespe, apontam para um cenário positivo para os prefeitos em mandato, que mantêm ampla vantagem sobre seus adversários e devem, possivelmente, garantir a vitória já no primeiro turno em suas respectivas cidades. 

Enquanto isso, a disputa em Caruaru deverá ser acompanhada de perto, visto o empate técnico que deixa o resultado final ainda em aberto.

O prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PL),  lidera as intenções de voto, com 38%. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito do município Elias Gomes (PT), com 22%; seguido por Clarissa Tércio (PP), com 17%; e Daniel Alves (Avante), com 6%.

Na estratificação da pesquisa estimulada, Mano tem maioria nos eleitores homens (41%), seguido de Elias (24%). Clarissa Tércio fica com 14%; e Daniel Alves, 5%.

Em relação às mulheres, Mano é o preferido por 35%. Elias vem em segundo, com 20%. Clarissa tem 19% das intenções de voto; e Daniel, 7%. 

Idade

Por faixa etária, o atual prefeito é o preferido em todas elas. Mas é entre os eleitores de 25 a 44 anos, que está a maior diferença para o segundo lugar. Enquanto ele tem 41% das intenções de voto, Clarissa Tércio fica com 19%; seguida de Elias com 17%. Daniel Alves marca 11%.

Em relação à renda, para os que ganham até 2 salários mínimos, Mano Medeiros fica com 35%, Elias com 23%; Clarissa Tércio, 17%; e Daniel Alves, 7%. Para os que ganham entre 2 e 5 salários, Mano tem 43%; Elias, 19%; Clarissa, 15%; e Daniel, 7% novamente. 

 Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Mano Medeiros fica com 23%; Elias, 12%; Clarissa, 6%; e Daniel, 2%. O percentual de nenhum/branco/nulo é de 10%. Já o dos que não sabem ou não responderam chega a 47%.

Rejeição

Na avaliação de probabilidade de voto, 30% dos entrevistados disseram que “com certeza votariam” em Mano; 16%, em Elias; 13%, em Clarissa; e 5%, em Daniel. Quando a pergunta é “poderia votar”, Elias fica com 23%; Mano, 20%; Clarissa, 17%; e Daniel, 14%.

Na resposta à pergunta “não votaria de jeito nenhum”, Mano é o menos rejeitado, com 34%, seguido por Clarissa (46%), Daniel (47%) e Elias (49%).     

A pesquisa, realizada face a face dos dias 3 a 5 deste mês, teve uma amostra de 600 entrevistados, representativa do eleitorado do município de Jaboatão, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE- 07333/2024.

About Redação

Veja também

“Vamos focar nas áreas mais sensíveis para a população, direcionando emendas parlamentares e buscando ações concretas para melhorar os serviços prestados à comunidade” Getúlio Belém , presidente da Câmara do Jaboatão

Reforma Administrativa na Gestão Municipal e no Legislativo Marcam Início do Ano Jaboatão dos Guararapes …