IPESPE/FOLHA: Mano Medeiros lidera com 38% pesquisa em Jaboatão. No Recife, João com 73% e em Petrolina, Simão com 53%. Prefeitos vão garantindo eleição no primeiro turno.

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco

Em pesquisa divulgada hoje(9) pela Folha de Pernambuco em parceria com o Ipespe, entrega em parceria com a Folha de Pernambuco a pesquisa de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. Os prefeitos principais de cidades de Pernambuco estão na frente e com chances de garantir a reeleição em primeiro turno. 

Os dados indicam a liderança confortável de Mano Medeiros em Jaboatão dos Guararapes, com 38% das intenções de voto no questionário espontâneo, bem à frente de seus adversários. Elias Gomes aparece em segundo lugar, com 22%, seguido por Clarissa Tércio, com 17%. Daniel Alves, por sua vez, conta com 6% dos votos. Em votos válidos Mano tem 46% das intenções de voto.

A situação em Recife segue similar, com o atual prefeito João Campos dominando a disputa com 73% das intenções de voto. Em Petrolina, Simão Dourado também lidera, somando 53% das intenções, garantindo, até o momento, uma vitória tranquila no primeiro turno. No entanto, a situação é mais apertada em Caruaru, onde Rodrigo Pinheiro e Zé Queiroz estão tecnicamente empatados, com 43% e 42%, respectivamente, prometendo uma disputa acirrada até o fim. Essa última (de Caruaru) divulgada em agosto.

A pesquisa reforça a tendência de que os prefeitos em exercício em suas cidades devem garantir a reeleição ainda no primeiro turno, consolidando suas posições. Em Jaboatão e Caruaru a disputa pode ir para o segundo turno. 

Polêmica em Jaboatão

No entanto, em Jaboatão, a candidata Clarissa Tércio tem sido alvo de críticas após divulgar uma pesquisa que diverge amplamente dos resultados apresentados pelo Ipespe e outros institutos de credibilidade. O levantamento utilizado por Clarissa foi realizado por um MEI (Microempreendedor Individual) e apresenta resultados discrepantes, o que gerou uma onda de críticas e virou motivo de piada entre os eleitores locais. Além disso, Clarissa Tércio tem utilizado sua rede social para promover essa pesquisa, investindo em anúncios patrocinados para divulgar o que tem sido chamado de resultado “tosco”.

A estratégia de Clarissa gerou ainda mais controvérsia, considerando que os números divulgados por ela contrastam fortemente com os resultados da Folha de Pernambuco e do Ipespe, levantando questionamentos sobre a validade e credibilidade das pesquisas que têm sido promovidas pela candidata.

A Vantagem dos Prefeitos em Mandato

Os resultados das pesquisas, de acordo com a Folha de Pernambuco e o Ipespe, apontam para um cenário positivo para os prefeitos em mandato, que mantêm ampla vantagem sobre seus adversários e devem, possivelmente, garantir a vitória já no primeiro turno em suas respectivas cidades. 

Enquanto isso, a disputa em Caruaru deverá ser acompanhada de perto, visto o empate técnico que deixa o resultado final ainda em aberto.

O prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PL),  lidera as intenções de voto, com 38%. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito do município Elias Gomes (PT), com 22%; seguido por Clarissa Tércio (PP), com 17%; e Daniel Alves (Avante), com 6%.

Na estratificação da pesquisa estimulada, Mano tem maioria nos eleitores homens (41%), seguido de Elias (24%). Clarissa Tércio fica com 14%; e Daniel Alves, 5%.

Em relação às mulheres, Mano é o preferido por 35%. Elias vem em segundo, com 20%. Clarissa tem 19% das intenções de voto; e Daniel, 7%. 

Idade

Por faixa etária, o atual prefeito é o preferido em todas elas. Mas é entre os eleitores de 25 a 44 anos, que está a maior diferença para o segundo lugar. Enquanto ele tem 41% das intenções de voto, Clarissa Tércio fica com 19%; seguida de Elias com 17%. Daniel Alves marca 11%.

Em relação à renda, para os que ganham até 2 salários mínimos, Mano Medeiros fica com 35%, Elias com 23%; Clarissa Tércio, 17%; e Daniel Alves, 7%. Para os que ganham entre 2 e 5 salários, Mano tem 43%; Elias, 19%; Clarissa, 15%; e Daniel, 7% novamente. 

 Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Mano Medeiros fica com 23%; Elias, 12%; Clarissa, 6%; e Daniel, 2%. O percentual de nenhum/branco/nulo é de 10%. Já o dos que não sabem ou não responderam chega a 47%.

Rejeição

Na avaliação de probabilidade de voto, 30% dos entrevistados disseram que “com certeza votariam” em Mano; 16%, em Elias; 13%, em Clarissa; e 5%, em Daniel. Quando a pergunta é “poderia votar”, Elias fica com 23%; Mano, 20%; Clarissa, 17%; e Daniel, 14%.

Na resposta à pergunta “não votaria de jeito nenhum”, Mano é o menos rejeitado, com 34%, seguido por Clarissa (46%), Daniel (47%) e Elias (49%).     

A pesquisa, realizada face a face dos dias 3 a 5 deste mês, teve uma amostra de 600 entrevistados, representativa do eleitorado do município de Jaboatão, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE- 07333/2024.

About Redação

Veja também

Ao lado de vereadores de Jaboatão, Nino de Enoque participa de Inauguração da Praça da Rua 19 no Curado IV

Ao lado do vereador de Jaboatão, Biro Biro e do presidente da Câmara Municipal da …