O Instituto Travessia, uma Organização Social Civil (OSC), abriu 150 vagas para capacitação na área de economia solidária e empreendedorismo. As vagas são divididas entre três municípios de Pernambuco: Itapissuma, Itamaracá e Igarassu. Os inscritos vão poder escolher entre os cursos de Associativismo, Cooperativismo, Gestão Empresarial, Recursos Humanos e Marketing, que são voltados para empreendedores econômicos solidários (EES). Outra capacitação ofertada é para o município do Cabo de Santo Agostinho, com 25 vagas nos cursos de Associativismo e de Cooperativismo.
As aulas começam em março nas quatro cidades, com carga horária de 12 horas e acompanhamento por seis meses. As inscrições podem ser feitas pelo link na bio do @institutotravessiaa. É preciso ter idade mínima de 18 anos. O prazo depende da demanda de inscritos e pode ser estendido até abril.
O coordenador geral dos Projetos Rede Empreender do Instituto Travessia, Jopson Albuquerque, destaca que os cursos são voltados para pessoas que já atuam no segmento de alimentos, como marisqueiras e pescadores. “O objetivo é permitir que eles tenham condições e informações básicas e técnicas para iniciar um pequeno ou grande negócio”, ressalta.
“Eles vão ter a oportunidade de se capacitar, formar parcerias, fazer network. Oferecemos todo suporte para que se tornem uma cooperativa, por exemplo. Então, é uma chance para eles se formalizarem”, acrescenta.
Laboratório gastronômico
Após a conclusão do curso, a ideia é que um desdobramento do projeto ofereça aos capacitados acesso a uma cozinha industrial igual a que foi entregue no município do Cabo. Isso funcionaria como um laboratório gastronômico para cooperativas. O Instituto Travessia investiu na cozinha comunitária do Cabo R$ 130 mil para aquisição de equipamentos e insumos, além de assessoria produtiva.
“Lá, os participantes podem ter acesso à equipamentos modernos e com finalidades que não conseguem ter com o seu rendimento mensal. Então, o espaço serve como incubadora de conhecimentos e oportunidades de se organizar profissionalmente”, explica o coordenador.
No caso dos participantes que hoje atuam na cozinha comunitária do Cabo, vão poder utilizar o espaço pelo período de um ano. Depois, vão dar a vez para que uma nova turma use o equipamento.
Cooperação técnica
O presidente do Instituto Travessia, Armando Junior, adianta que a instituição está firmando um termo de Cooperação Técnica com o IF-Cabo de Santo Agostinho para realização de cursos e atividades. “A expectativa é que essas pessoas possam gerar uma renda própria a partir da sua capacitação em gestão e organizacional em torno de um salário mínimo ou mais por mês”.
A cozinha funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Nova, 02, em Jardim Santo Inácio, no Cabo. Os inscritos no curso receberão informações sobre os locais dos cursos por telefone ou e-mail.
Veja também
Voo pela vida DIREITOS HUMANOSApós dois meses de espera, mulher recebe coração que “viajou” de Caruaru ao Recife de helicóptero
Líder do Javari diz que presença do Estado garantiu paz muitos anos
Fonte: Folha PE