O Instituto Solidare realiza, nesta quarta-feira (18), um protesto pelas ruas do bairro Coqueiral, na Zona Oeste do Recife, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O ato começa às 9h com saída da sede do Instituto localizada na rua Alcântara, nº 170. Cerca de 400 pessoas que fazem parte da instituição participam da ação. Destas, 300 são crianças e jovens.
A iniciativa faz alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, celebrado nesta quarta e conta com o apoio do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica) e do Gerdau Aço Norte.
De acordo com o Instituto, o ato incentiva a denúncia dos agressores e a prevenção de casos de abusos contra as crianças.
18 de maio
O dia 18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é utilizado para relembrar que todos têm a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes.
De acordo com dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2020, aproximadamente 1 bilhão de crianças a cada ano são afetadas por violência física, sexual ou psicológica, o que pode gerar ferimentos, incapacidades e até a morte.
Veja também
Coronavírus Jogos de AzarPernambuco registra, nesta terça (18), quatro mortes e 312 casos de Covid-19
Justiça proíbe Bernardo Bello de ter contato com ‘envolvidos com jogo do bicho ou caça-níquéis’