instituicao-de-ensino-em-saude-europeia-chega-a-pernambuco

Instituição de ensino em saúde europeia chega a Pernambuco

Com 40 anos de atuação na Europa, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário – Cespu, chegou ao Brasil. Na noite desta quinta-feira (12), a instituição de ensino em saúde foi inaugurada no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Este ano, a rede oferece os cursos de enfermagem, educação física, fisioterapia, odontologia e psicologia. Já em 2023, os cursos de medicina, farmácia e nutrição entram na grade de ensino.  

Com um investimento de R$ 15 milhões e uma projeção de 500 empregos diretos nos primeiros quatro anos, a Cespu também chega para interagir a instituição na área de saúde junto à população pernambucana, suprindo carências no atendimento às comunidades. 

De acordo com o diretor da Cespu na Europa e no Brasil, Luis Silva, Pernambuco foi escolhido por ser um dos maiores polos médicos da América do Sul

“Nós estamos criando uma rede internacional principalmente nos países que falam português. Pernambuco foi escolhido porque é um dos maiores polos médicos da América do Sul, com grandes instituições prestando serviços de saúde. Achamos que esse seria o local ideal para uma instituição que ensina saúde há 40 anos iniciar um projeto no Brasil”, destacou Luis. 

Diretor da Cespu na Europa e no Brasil, Luis Silva. Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

“Os nossos professores e alunos terão uma capacidade de intercâmbio grande entre Portugal e os outros países que temos instituições. Os estudantes vão receber uma mescla de professores de outros países que vêm ensinar aqui, e isso será um upgrade grande na formação. Também vamos tentar criar uma rede que permita aos alunos uma mobilidade mesmo após a graduação”, acrescentou o diretor. O diploma de graduação na Cespu em Pernambuco terá validade em Portugal, mediante determinadas condições do país. 

Prestigiando a cerimônia de inauguração, o prefeito de Jaboatão, Luiz Medeiros, pontuou a importância da instituição para a cidade. 

“É uma satisfação muito grande estar aqui nesse prédio inaugurando a Cespu. Visitamos aqui as instalações, e é um espaço completamente moderno, com um grande investimentos. E isso é muito importante para Jaboatão e para Pernambuco. Nós temos a expectativa de começar as atividades no segundo semestre, com graduação e pós graduação. Eu fico muito feliz de estar participando desse momento, e queria parabenizar toda a Cespu e todas pessoas presentes”, disse. 

Leia também

• Paulo Câmara discute com presidentes de clubes o retorno do “Todos com a Nota”

• Megacana Tech Show Brasil chega a Pernambuco com dia de campo e programa de TV

• Após indenização, moradores das palafitas do Pina não poderão voltar a morar no local

Primeira unidade no Brasil 

A primeira unidade da Cespu no Brasil ocupa um espaço de quatro mil metros quadrados e oferece aos alunos tecnologia e inovação, laboratórios, salas de informática e bibliotecas, nos cursos universitários e técnicos. Para as disciplinas práticas dos cursos, a Cooperativa portuguesa já firmou parcerias com grandes hospitais do Grande Recife, que receberão os seus alunos no período dos estágios.

Inclusão 

Na instituição, todos os ambientes tem sinalização interna em braile, equipamentos tecnológicos voltados para as pessoas com deficiência visual, com baixa visão e deficientes auditivos. Também foram instaladas rampas e espaços especiais nas salas de aula para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, além de banheiros para todos os gêneros.

Veja também

About Folha de Pernambuco

Veja também

elias-gomes-mostra-forca-no-lancamento-da-pre-candidatura-a-camara-federal

Elias Gomes mostra força no lançamento da pré-candidatura à Câmara Federal

O ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (MDB), lançou …

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: