Leia também
• Deslizamento de barreira em Olinda deixa uma pessoa morta e cinco feridas
O Instituto Nacional de Meteorologia em Pernambuco (Inmet-PE) elevou, na tarde desta quinta-feira (9), o alerta de chuvas para laranja (perigo) e ampliou sua abrangência no Estado.
Além da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata, o alerta alcança também o Agreste e é válido até as 20h. Inicialmente era amarelo (perigo potencial). Chove no Recife desde por volta do meio-dia, com registro de muitos alagamentos na capital pernambucana.
Com o alerta de perigo, o Inmet prevê índice de chuva de 30 e 60 mm por hora, podendo chegar a 100mm no dia, além de ventos (60-100 km/h).
O aviso chama atenção, ainda, para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas, além de alagamentos.
Na capital pernambucana, já foram ouvidos trovões. Na última segunda-feira, Recife e Região Metropolitana sofreram com chuva intensa, com inúmeros alagamentos e o registro de uma morte.
Onde mais choveu
Depois de quase três horas de chuva, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) lançou aviso de “estado de observação com o aumento de risco e saturação dos solos”. A previsão é de que chuva diminua nas próximas horas.
De acordo com a agência, o bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, foi o local onde mais choveu na RMR, com 88mm. Lá, a principal avenida, a Mascarenhas de Moraes, ficou alagada. Em seguida, o município de Camaragibe foi o segundo com maior índice pluviométrico. Confira os pontos onde mais choveu:
– Recife (Imbiribeira) 84 mm
– Camaragibe 39 mm
-️ Jaboatão 39 mm
– Araçoiaba 31 mm
– Olinda 30 mm.
Veja também
Tragédia Estados UnidosEsperança cada vez menor de encontrar sobreviventes de terremoto que matou quase 20 mil na Turquia
Cientistas sintetizam molécula de esponja do mar que poderá ajudar no tratamento de Parkinson