Foto: Divulgação
Na sabatina realizada ontem, quarta-feira (28), no estúdio da Rádio Folha de Pernambuco, o prefeito Mano Medeiros, que está no cargo há dois anos e cinco meses, falou sobre suas propostas para a saúde do município, caso seja reeleito. Ele destacou que um de seus principais objetivos é inaugurar o Hospital da Mulher e da Criança até o primeiro semestre de 2025. Segundo Mano, o novo hospital abrigará o Centro de Parto Natural, fundado por ele há dois anos, que já realizou quase 500 partos humanizados com acompanhamento pré-natal. Originalmente planejado para ser uma maternidade, o centro agora se tornará um hospital completo.
“Nós mudamos a filosofia, a obra está em andamento e no hospital vai funcionar um laboratório, o centro de parto natural, uma maternidade e um hospital com 40 leitos, uma adequação que fizemos, pra gente ter o acompanhamento, desde o nascimento até quando a criança passar a ter atendimento especializado nessa unidade”, explicou.
Mano também ressaltou que houve um grande avanço na saúde municipal com ele à frente da cidade. Ele reconheceu que ainda existem problemas, mas garantiu que são pontuais e estão sendo resolvidos. Sua gestão pretende ampliar o número de profissionais de saúde, inclusive por meio de concursos públicos, modernizando o sistema. Além disso, haverá a ampliação do atendimento com a implantação de mais quatro unidades de saúde, além do Laboratório de Ensino que mantém em parceria com a Afya.
O prefeito ainda afirmou que planeja instalar um sistema de teleatendimento: “É o médico que vai estar à distância, ouvindo, entendendo os problemas daquela pessoa, passando a medicação”, explicou. Referindo-se ao aplicativo De Olho na Consulta, ele lembrou que o serviço já atendeu mais de 800 mil pacientes. A expectativa é que, até o final deste ano, o número de atendimentos remotos chegue a 900 mil. Mano também mencionou a intenção de ampliar o horário de atendimento do SUS, que passará a ser das 08h às 20h.
29/08/2024 às 11:20 – Por Andros Silva