Apesar do bloqueio da verba destinada a instituições de ensino federais, que ultrapassa o valor de R$ 2,6 milhões, após congelamento de 5,8% no orçamento do Ministério da Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quinta-feira (6), edital com a abertura de 5.360 vagas em cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional Proeja.
Segundo o IFPE, a seleção estava programada desde antes da divulgação do congelamento dos recursos e considerava a situção financeira da instituição até aquele momento. As vagas do processo de ingresso 2023.1 estão distribuídas nos 16 campi da instituição e em cinco polos de Educação a Distância (EaD). As inscrições são gratuitas, começam na segunda-feira (10) e seguem até o dia 1º de novembro, no site do IFPE, onde também já está disponível o edital.
De acordo com a institução, todas as etapas serão realizadas pela internet. Para os candidatos que concorrem às vagas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a seleção se dará por meio da análise do desempenho escolar em língua portuguesa.
No caso dos cursos de qualificação profissional na modalidade Proeja, as avaliações serão de português e matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente.
Já quem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes poderá optar por utilizar a análise do desempenho escolar, por meio do histórico escolar, ou a pontuação obtida em linguagens, códigos e suas tecnologias e em matemática e suas tecnologias de uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para candidatos aos cursos de licenciatura em Música e técnico em Instrumento Musical, haverá, ainda, uma etapa adicional de performance. A avaliação será realizada de forma remota, por meio do envio de vídeo. Os detalhes estão no edital.
Do total de vagas oferecidas, 2.195 são em cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem já concluiu o ensino médio); 1.925 são em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (voltados para quem já concluiu o ensino fundamental); 1205 em cursos superiores; e 35 em cursos de qualificação profissional Proeja (para jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos).
A lista preliminar de classificação do processo está prevista para ser publicada no dia 23 de novembro, no site do IFPE. Os candidatos poderão apresentar recursos, on-line, no dia 24. A lista de classificação está prevista para ser divulgada no dia 2 de dezembro. A relação dos aprovados e a convocação para a matrícula serão publicadas somente após o dia 20 de dezembro.
Cronograma
Inscrições: 10 de outubro a 1º de novembro, no site ingresso.ifpe.edu.br
Envio do vídeo para avaliação específica em Música: de 3 a 9 de novembro
Divulgação das instruções para o procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena: 7 de novembro
Lista preliminar de inscrições: 9 de novembro
Retificação de Inscrição: 10 e 11 de novembro
Lista Preliminar de Classificação: 23 de novembro
Lista de Classificação após os recursos: 2 de dezembro
Envio do conteúdo para o procedimento de aferição da condição de indígena: 23 de novembro a 5 de dezembro
Relação dos aprovados na chamada regular – convocação para matrícula: 20 de dezembro
Matrículas obrigatórias: Janeiro/2023
Veja também
EUA e Rússia Combate ao racismoBiden não descarta se reunir com Putin na cúpula do G20
L’Oréal elimina termos como ‘ extra clara’ e ‘morena mais’ em linhas de proteção solar
Fonte: Folha PE