Idealizadora do projeto “Lugar de criança é em todo lugar, inclusive na igreja”, Flávia Santos tem alcançado passos importantes no que se refere à inclusão social de crianças com Transtorno do Espectro Austista ( TEA).
Ela tem levado a sua voz e a sua preocupação para grandes lideranças religiosas, no sentido da importância da inclusão dessas crianças, na igreja.
“ É um projeto que acolhe não só as crianças, como os pais também. Com a ajuda de profissionais voluntários, levamos orientações para essas famílias e o Setembro Verde leva essa conscientização para a sociedade, assim como proporciona mais visibilidade para essa temática”, destacou Flávia Santos que está à frente do projeto há mais de um ano.
Pessoa com deficiência é aquela que, em razão de impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, enfrenta barreiras impostas pela própria sociedade que dificultam a participação de forma plena e efetiva e em condições de igualdade com os demais.
A Campanha Setembro Verde teve início em 2015, com o objetivo de tornar o mês de setembro o mês da visibilidade e luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
O mês de setembro foi escolhido devido ao fato de ser o mês em que se começa a primavera. E, a cor verde foi escolhida porque dia 21 de setembro, Dia Nacional e Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência é, também, o Dia da Árvore no Brasil.
Verde significa esperança! E, para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha, simboliza a esperança de alcançarmos a inclusão social e a luta contínua e ininterrupta para garantirmos sua implementação.