Um homem que pensava estar ficando surdo descobriu que um pedaço de um protetor auricular estava preso em seu ouvido há cinco anos.
Wallace Lee, da cidade de Weymouth, na Inglaterra, acreditava que seus problemas auditivos eram causados por ter trabalhado por muito tempo na barulhenta indústria da aviação, ou ainda por conta de antigos ferimentos sofridos jogando rúgbi.
Preocupado, Lee decidiu visitar um médico depois de comprar um endoscópio caseiro que o ajudou a identificar um pequeno objeto branco no ouvido.
Lee disse que ficou surpreso e que foi um “alívio instantâneo” quando o objeto incomum foi finalmente removido.
O veterano da Marinha Real britânica acredita que o protetor ficou preso em seu ouvido durante uma viagem de avião.
“Cinco anos atrás, quando eu estava visitando minha família na Austrália, comprei esses pequenos abafadores de ouvido nos quais você pode colocar diferentes acessórios, dependendo do ruído que deseja eliminar”, disse ele.
“Uma dessas pequenas peças se alojou no meu ouvido e estava lá desde então.”
Ele e sua esposa notaram uma piora em sua audição. Lee começou a temer que estivesse ficando surdo.
O aposentado disse que tentou limpar os ouvidos várias vezes ao longo dos anos, sem sucesso. “Estava no meu limite”, disse.
Ele conta que o cirurgião removeu o protetor de seu ouvido com sucesso e teria ficado “surpreso” com a descoberta.
“[O médico] inicialmente tentou sugá-lo… Mas como ele estava lá há tanto tempo, e com o acúmulo de cera dura no ouvido, o protetor não se movia”, disse Lee.
“Então ele pegou essas pinças em miniatura que colocaram em outro tubo no canal auditivo… Eu podia realmente senti-lo puxando, e de repente estourou. Instantaneamente eu podia ouvir tudo na sala. A névoa que estava na minha cabeça por todos esses anos foi embora. Eu podia ouvir perfeitamente bem”, contou Lee.
O cirurgião otorrinolaringologista Neil De Zoysa disse à BBC que examinar os próprios ouvidos em casa não é muito prejudicial.
No entanto, ele pediu às pessoas que não tentem remover objetos estranhos sem ajuda médica profissional, “pois isso pode levar a infecções ou mais problemas de saúde mais tarde.”
Você precisa fazer login para comentar.