hakim-ziyech:-de-“garoto-estupido”-a-esperanca-da-selecao-de-marrocos 

Hakim Ziyech: de “garoto estúpido” a esperança da seleção de Marrocos 

Habilidoso, driblador e preciso no toque de bola, os desafios da carreira de Hakim Ziyech no futebol, camisa 7 da seleção de Marrocos, para além das quatro linhas, sempre esteve relacionado com treinadores, que quase o levaram a perder a Copa. O então treinador Vahid Halilhodzic havia decidido não convocar o melhor jogador do time para o Catar por “questões disciplinares”. Após a falta do atleta sentida na Copa Africana de Nações, caiu o técnico, ficou o craque.

A decisão não poderia ter sido mais acertada. Aos 29 anos, Ziyech se consagrou como um dos melhores jogadores da primeira fase, decisivo para garantir a classificação marroquina após 36 anos e, de quebra, a liderança do Grupo F.

“Garoto estúpido”


As polêmicas com treinadores acompanham a carreira do jogador. Descendente de imigrantes marroquinos radicados na Holanda antes dele nascer, o meia é o caçula entre nove filhos, muitos deles com atuação em times holandeses. Convocado para um amistoso e uma partida das eliminatórias da Euro pela seleção da Holanda por Guus Hiddink, em 2015, o jogador optou por aceitar o convite da seleção do Marrocos, após ter sido preterido nas convocações depois de uma lesão que o tirou dos gramados.

“Eu nasci aqui (na Holanda), mas minhas raízes estão lá (no Marrocos), meu pai está enterrado lá e as pessoas gostam muito de mim lá. Aqui parece que sempre tentam encontrar algo negativo – afirmou Ziyech ao justificar sua escolha”, declarou o meia na época. 

A escolha por defender a seleção africana foi criticada por Van Basten, primeiro técnico de Ziyech em seu início de carreira, no Heerenven. O treinador e ex-jogador holandês chegou a chamar Ziyech de “garoto estúpido” por escolher Marrocos e preterir uma vaga na seleção holandesa.

A seleção do Marrocos contará com o talento do jogador, nesta terça-feira (6), no jogo decisivo válido pelas oitavas de final da Copa do Catar, contra a Espanha, às 12h (horário de Brasília).

Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua

Veja também

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …