grupo-e:-espanha-e-alemanha-tentam-evitar-surpresas-para-levantar-a-taca

Grupo E: Espanha e Alemanha tentam evitar surpresas para levantar a taça

O Grupo E da Copa do Mundo 2022 une dois dos últimos três campeões mundiais: A cabeça-de-chave Espanha (2010) e a Alemanha (2014). Claramente favoritas dentro do grupo e fortes candidatas ao título no Catar, as duas seleções precisam evitar surpresas de Japão e Costa Rica que, apesar de não terem a mesma tradição, já tiveram seus bons momentos em Copas.

A Espanha chega a Copa com uma seleção renovada por uma nova geração. Jogadores como Pedri, Gavi e Ansu Fati – todos do Barcelona – são o início de uma nova geração na seleção que ainda conta com jogadores como Rodri, Dani Olmo e Ferran Torres.

A ‘La Fúria’ aposta alto em Luis Enrique para que ele possa levar os espanhóis a outra final. Nas eliminatórias, passou sem problemas, perdendo apenas uma partida das oito rodadas que teve. Na Nations League, conseguiu a classificação à fase final apenas no último jogo, onde venceu Portugal por 1 a 0. Os bons resultados motivam o país, mesmo que os novos nomes não inspirem muita confiança e nomes antigos como De Gea, estão fora da seleção

De acordo com o jornal esportivo espanhol Marca, o goleiro do Manchester United não está na pré-lista, mesmo tendo atuado bem pelo clube inglês e ter sido o principal goleiro do país desde Iker Casillas. Os goleiros da pré-lista são Unai Simón, Robert Sánchez, Raya e Kepa. O último, ficou de fora de convocações recentes e não deve ir, mas um motivo para que a ausência de De Gea seja uma surpresa.

Alemanha renovada 

A Alemanha foi a última seleção a sofrer com a “maldição do campeão”. Em 2018 na Rússia, caiu logo na primeira fase em um grupo formado por Suécia, México e Coreia do Sul. O vexame fez com que a seleção passasse por mudanças nesses últimos quatro anos.

Joachim Löw deu lugar a Hansi Flick no comando da seleção alemã. Dos jogadores campeões do mundo em 2014, apenas permanecem Thomas Muller e Manuel Neuer, o goleiro corre o risco de perder a Copa devido a uma lesãoMarco Reus e Werner estão fora do Catar por lesão. Já Muller vai atrás do recorde de gols em Copas. O jogador tem 10 gols em três participações e está a seis do maior artilheiro, o também alemão Miroslav Klose

Por fim, a ‘Die Mannschaft’ (A Equipe, em alemão) também conta conta com novos nomes para serem a base da seleção para o futuro, como Musiala, Karim Adeyemi, David Raum e Schlotterbeck.

Buscando estragar a festa das campeãs mundiais estão Japão e Costa Rica. Seleções fortes nos seus continentes, Ásia e América Central/do Norte, respectivamente, elas são consideradas fracas no cenário da Copa do Mundo, mas já fizeram bonito em ocasiões.

Japão quer surpreender

O Japão participa de todas as Copas desde 1998. Potência asiática, nunca passou das oitavas de final, mas chamou a atenção pelo o futebol rápido e reativo. Em 2010, foi eliminada nos pênaltis para o Paraguai e em 2018, quase eliminou a Bélgica. Jogando melhor que a badalada geração belga, tomou a virada aos 49 minutos do segundo tempo e ficou pelo caminho.

Os japoneses já divulgaram a lista final para a Copa. Chama a atenção a mescla de jogadores experientes como Nagatomo, Eiji Kawashima e Yoshida, e os jogadores novos como a promessa Takefusa Kubo, Ko Itakura e Minamino.

Repetindo o feito?

A Costa Rica já está acostumada a enfrentar campeãs em Copas. Em 2014, no Brasil, os costarriquenhos estavam em um grupo com Inglaterra, Itália e Uruguai. Surpreendendo a todos, a ‘La Sele’ terminou em primeiro do grupo e invicta (duas vitórias e um empate). A campanha só pararia nas quartas, após perder para a Holanda nos pênaltis.

Dessa geração de 2014 que ainda está na seleção se destacam o goleiro Keylor Navas, que foi para o Real Madrid em seguida e conquistou tudo pelo time espanhol, e Joel Campbell, autor do gol da classifcação ao Catar. Atuou pelo Arsenal e hoje está no Léon/MEX.

Apesar do fracasso de 2018, onde estava no grupo do Brasil e fez somente um ponto, os costarriquenhos esperam repetir o sucesso de 2014 e estragar a festa de Alemanha e Espanha.

Veja as informações das seleções do Grupo E:

Espanha

Seleção da Espanha. Foto: Marco Bertorello / POOL / AFP

Time-base: Unai Simón; Azpilicueta, Guillamon, Pau Torres e Gaya; Rodri, Pedri e Gavi; Ferran Torres, Sarabia e Morata (4-3-3)


Destaque: Gavi


Técnico: Luís Enrique


Participações em Copas: 16


Melhor resultado: Campeã (2010)


Cotação ao título: Favorita

Costa Rica

Seleção da Costa Rica. Foto: Ezequiel Becerra / AFP

Time-base: Keylor Navas; Brian Oviedo, Francisco Calvo, Oscar Duarte e Fuller Spence; Celso Borges, Tejeda, Gerson Torres, Bennette e Campbell; Anthony Contreras (4-2-3-1)


Destaque: Keylor Navas


Técnico: Luis Fernando Suarez Guzman/COL


Participações em Copas: 6


Melhor resultado: Quartas-de-final (2014)


Cotação ao título: Cumprir tabela

Alemanha

Seleção da Alemanha. Foto: DFB / Philipp Reinhard / Twitter DFB-Team

Time-base: Neuer (ter Stegen); Klostermann, Rudiger, Schlotterbeck e Raum; Kimmich, Gundogan, Gnabry, Muller e Sané; Musiala (4-2-3-1)


Destaque: Kimmich


Técnico: Hansi Flick


Participações em Copas: 20


Melhor resultado: Campeã (1954, 1974, 1990 e 2014)


Cotação ao título: Favorita

Japão

Seleção do Japão. Foto: Sasha Schuermann / AFP

Time-base: Kawashima, Nagatomo, Yoshida, Ko Itakura e Sakai; Endo, Ito, Tanaka, Morita e Minamino; Osako


Destaque: Minamino


Técnico: Hajime Moriyasu


Participações em Copas: 7


Melhor resultado: Oitavas (2002, 2010, 2018)


Cotação ao título: Cumprir tabela

Os jogos do Grupo E:

1ª Rodada – 23/11

10h – Alemanha x Japão | Khalifa International Stadium


13h – Espanha x Costa Rica | Al Thumama Stadium

2ª Rodada – 27/11

07h – Japão x Costa Rica | Al Rayyan Stadium


16h – Alemanha x Espanha | Al Bayt Stadium

3ª Rodada – 1/12

16h – Costa Rica x Alemanha | Al Bayt Stadium


16h – Japão x Espanha | Khalifa International Stadium

Veja também

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Heitor de Enoque se compromete em Construir Posto de Saúde no Alto do Santo Antônio, em Moreno

Durante caminhada no Alto de Santo Antônio, em Moreno, o candidato a prefeito de Moreno, …