O início de campanha da seleção argentina no Catar já parece bem definido. Compondo o Grupo C junto à Arábia Saudita, México e Polônia, a equipe invicta há 35 partidas tem absoluto favoritismo para a conquista de uma das vagas das oitavas de final, aparecendo também entre os times mais competitivos na briga pelo título.
E não é para menos. Os hermanos querem apagar da memória dos torcedores a derrota contra a campeã França ainda nas oitavas de final da Copa da Rússia em 2018, e estão determinados a aproveitar o tempo que lhes resta com o principal nome de sua intensa geração atual, recentemente consagrada vencedora da Finalíssima.
Isso porque o Catar pode marcar o último Mundial de Lionel Messi. Com 35 anos, o atacante do Paris Saint-Germain eleito seis vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa ainda carece de uma taça da Copa do Mundo entre os seus títulos, e já declarou que esta será sua última chance de conquistá-la.
Arábia Saudita ausente do futebol internacional
Apesar de ser figura comum em Copas do Mundo recentes, a equipe da Arábia Saudita pode não ver a luz do dia fora da fase de grupos no Catar. A seleção árabe conta apenas com atletas atuando no futebol nacional, sem experiência contra os fortes nomes jogando em alto nível que encontrará no Mundial. Ainda, sofre com a dúvida em torno do seu experiente meia Salman Al-Faraj, convocado ainda se recuperando de lesão.
Com veteranos, México cumpre tabela
Apesar de uma fraca campanha pré-mundial, os mexicanos podem até surpreender em sua competitividade por uma das vagas para as oitavas de final, mas não devem avançar no mata-mata. Com as referências técnicas do goleiro Guillermo Ochoa e do meia Andrés Guardado, ambos veteranos indo para o quinto Mundial, o México tem uma regular linha de defesa e meio campo, o que pode suprir o setor ofensivo sem referência e a ausência de grandes nomes, como o de Chicharito, fora da seleção desde 2019.
Com referências além de Lewandowski, Polônia compete pela classificação
A Polônia chega ao Mundial no Catar com o astro Robert Lewandowski figurando entre os melhores jogadores do mundo, uma ameaça comparável ao colega de chave Lionel Messi, ou talvez ainda mais agressiva que o argentino. No entanto, o elenco do treinador Czeslaw Michniewicz não depende mais apenas do craque, possuindo outros nomes de referência à disposição, à exemplo do meia Piotr Zielinski e do arqueiro Wojciech Szczesny.
Veja as informações das seleções do Grupo C:
Argentina
Seleção da Argentina. Foto: Reprodução/Lionel Messi
Time-base: Martinez; Acuña, Otamendi, Romero, Molina; Lo Celso, Paredes, De Paul, Di Maria; Messi, Lautaro. (4-4-2)
Destaque: Lionel Messi
Técnico: Lionel Scaloni
Participações em Copas: 18
Melhor resultado: Campeã (1978 e 1986)
Cotação ao título: Favorita
Arábia Saudita
Seleção da Arábia Saudita. Foto: Reprodução
Time-base: Al Owais; Al Shahrani, Al Bulaihi, Al Amri, Al Burayk; Al Malki, Al Faraj, Kanno; Al Dawsari, Al Shehri, Al Muwallad; (4-3-3)
Destaque: Salem Al-Dawsari
Técnico: Hervé Renard
Participações em Copas: 6
Melhor resultado: Oitavas (1994)
Cotação ao título: Cumprir tabela
México
Seleção do México. Foto: Reprodução
Time-base: Ochoa; Arteaga, Moreno, Montes, J. Sanchez; H. Herrera, E. Álvarez, C. Rodriguez; Lozano, Tecatito, Raúl Jiménez; (4-3-3)
Destaque: Guillermo Ochoa
Técnico: Gerardo Martino
Participações em Copas: 17
Melhor resultado: Quartas (1970 e 1986)
Cotação ao título: Cumprir tabela
Polônia
Seleção da Polônia. Foto: Reprodução
Time-base: Szczesny; Kiwior, Glik, Bednarek; Zalewski, Linetty, Krychowiak, Cash; Zielinski, Szymanski; Lewandowski; (3-4-2-1)
Destaque: Robert Lewandowski
Técnico: Czeslaw Michniewicz
Participações em Copas: 9
Melhor resultado: 3º Lugar (1974 e 1982)
Cotação ao título: Cumprir tabela
Jogos do Grupo C:
1ª Rodada – 22/11
07h – Argentina x Arábia Saudita | Lusail Stadium
13h – México x Polônia | Estádio 974
2ª Rodada – 26/11
10h – Polônia x Arábia Saudita | Cidade da Educação
16h – Argentina x México | Lusail Stadium
3ª Rodada – 30/11
16h – Polônia x Argentina | Estádio 974
16h – Arábia Saudita x México | Lusail Stadium
Veja também
Copa do Mundo Copa do Mundo Grupo H: Portugal busca título inédito na possível última Copa de Cristiano Ronaldo
Apostando em jovens no ataque, seleção brasileira chega como um dos favoritos ao título no Catar
Fonte: Folha PE