A partir das 4h desta quarta-feira (17), trechos do Bairro do Recife começarão a ser fechados para impedir a circulação de veículos na região devido a gravação do DVD do cantor João Gomes, no Marco Zero da capital pernambucana
De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a medida visa oferecer segurança para os pedestres que seguirão para o show, previsto para iniciar às 17h da quarta. Os organizadores do evento estimam 80 mil pessoas na ocasião.
A interdição será de forma escalonada, iniciando às 4h com as ruas em torno do Marco Zero. Ao meio-dia, a interdição será ampliada e, às 15h, todas as pontes que dão acesso ao Bairro do Recife serão fechadas ao tráfego de veículos. Esses horários poderão sofrer modificações, segundo a CTTU, tanto ser antecipados quanto adiados a depender do fluxo de pedestres na área.
Confira abaixo o mapa e os horários:
Ruas e pontes do Bairro do Recife serão bloqueadas. Foto: Divulgação
“Essa gradação é necessária para que a gente possa garantir a segurança das pessoas, entendendo que será um dia útil e o bairro estará funcionando normalmente. Nosso objetivo é garantir a chegada das pessoas que trabalham no local e, após a percepção dos nossos agentes de trânsito, os bloqueios vão evoluindo gradativamente. No momento em houver uma grande concentração de público, evidentemente que transporte particular, táxi e ônibus deverão ser retirados do perímetro”, explicou André Luiz Pereira, gerente de operações da CTTU.
O estacionamento de veículos estará proíbido, incialmente, em três ruas: Vigário Tenório, Barbosa Lima Sobrinho e Álvares Cabral. André Luiz orienta que o público que vai conferir a gravação deixe os carros em casa. “Entendendo que a questão do estacionamento estará muito precária, o ideal é que você venha de transporte público, táxi ou carro de aplicativo. Venha curtir o show, mas venha sem veículo”, recomendou.
Bloqueios a partir das 4h:
– Avenida Alfredo Lisboa, na altura da rua da Moeda; Rua da Moeda, na altura da Rua Dona Maria César e da Rua da Assembléia; Rua Mariz e Barros, próximo às ruas Tomazina, Vigário Tenório, Álvares Cabral e as avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco; Avenida Barbosa Lima Sobrinho, próximo à Rua do Apolo, à Rua do Bom Jesus e à Rua da Guia; Rua Domingos José Martins, na altura da Avenida Alfredo Lisboa
Bloqueio a partir das 12h:
– Avenida Alfredo Lisboa
Bloqueios a partir das 15h:
– Ponte do Limoeiro; Ponte Buarque de Macedo; Ponte Maurício de Nassau; Ponte Giratória; e Ponte Princesa Isabel.
A gestão da cidade lembra que todas as pessoas que forem ao evento serão revistadas, primeiramente pela equipe de segurança privada contratada pela produção do show, que estará nas quatro pontes que dão acesso à ilha do Bairro do Recife, e depois pelos 120 servidores da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), que estarão em seis barreiras do perímetro de onde o público verá a apresentação.
As revistas visam a impedir a entrada de garrafas de vidro e demais objetos perfurantes, além de armas de qualquer espécie. A população que desejar, poderá levar coolers de bebidas, desde que não contenham recipientes de vidro.
“Os comerciantes formais e informais estão sendo orientados a não comercializarem bebidas em garrafas de vidro. Só poderão vender dentro do perímetro aquelas pessoas que já fazem isso cotidianamente. As demais ficarão fora das barreiras e ordenadas, para que não atrapalhem o acesso. Não pode, em nenhum momento, ser food truck, trailers ou carroças grandes, que podem afetar a mobilidade”, aponta Marta Lima, secretária Executiva de Controle Urbano.
Segurança Pública
Segundo o tenente-coronel Marcelo Santos, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), a expectativa é que a grande presença de público seja coberta pelas operativas da Defesa Social, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. “Nós teremos mais de 350 policiais militares envolvidos no terreno, além disso teremos todo o aparato do Centro de Operações, o 190, que também vai estar pronto para atender, caso tenha alguma situação que as pessoas possam solicitar a presença da Polícia Militar”, destaca.
Ainda segundo o gestor, haverá reforço de Polícia Civil na Delegacia localizada na Av. Alfredo Lisboa. “Teremos uma equipe reforçando a equipe já presente e que possa dar esse suporte na operação. Com isso, o trabalho vai até a última pessoa no evento, garantindo a segurança para todos”, conclui.
Veja também
Coronavírus FungoCovid-19: Brasil registra 7,9 mil casos e 120 mortes em 24 horas
Secretaria de Saúde de Pernambuco investiga surto de “superfungo” em unidades hospitalares
Você precisa fazer login para comentar.