Garanhuns havia deixado de fazer parte do Mapa do Turismo em setembro de 2019, na gestão anterior da Prefeitura Municipal, que perdeu todos os prazos de inscrição e apresentação das documentações. A omissão levou o município a ficar fora por dois anos do Mapa e não poder conveniar nem receber recursos para o setor.
Esta questão foi tratada como uma das prioridades da atual gestão, o prefeito Sivaldo Albino cuidou pessoalmente com a Secretaria de Turismo do estado e a EMPETUR para que pudessem apoiar a secretaria do município na elaboração dos documentos exigidos. Tudo aconteceu dentro dos prazos. Uma outra exigência, Garanhuns agora conta até com a Lei e o Conselho Municipal de Turismo, criados na atual gestão.
Agora, a Cidade das Flores, após cumprir as exigências no prazo legal da abertura do Ministério, está de volta ao Mapa da Fé e da Arte do Turismo do Brasil.
“Recebemos a prefeitura sem um papel quanto ao Mapa do Turismo, fora do programa e sem ter os documentos exigidos. Pegamos com o município sem poder receber recursos federais na área, aliás, vamos agora buscar apoio, já que mesmo quando a gestão anterior estava no MAPA, não conseguiu recursos federais para o Festival de Inverno, nós vamos, pois nosso projeto é transformar o FIG em um festival de repercussão nacional ainda maior, além de inúmeros outros projetos.” Afirma o prefeito.
Sivaldo Albino está em contato com sua equipe de Turismo. “Fiz questão de parabenizar nosso secretário Givaldo Calado e toda a equipe, e todos mais que trabalharam muito para elaborar os documentos técnicos exigidos. Uma questão meramente administrativa, de quem soube fazer, principalmente começando praticamente do zero diante da situação encontrada. Parabéns à equipe e aos parceiros, instituições públicas e privadas, que deram esta contribuição ao município. Quem participou de fato é que merece o reconhecimento, e esta é a verdade”, finaliza.
Arte: Anderson Carlos