fpf-confirma-classicos-com-torcida-unica-ate-o-final-da-temporada

FPF confirma clássicos com torcida única até o final da temporada

Antes em medida experimental até esta segunda-feira (6), os clássicos envolvendo os times pernambucanos seguirão acontecendo com torcida única até o final da temporada. Depois de uma semana de reuniões e martelo batido no último sábado (4), o Governo do Estado junto a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) decidiu que os confrontos entre Náutico, Santa Cruz e Sport só irão receber torcedores do time da casa. Visitantes de outros clubes estão liberados. 

A informação foi confirmada pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, neste domingo (5). De acordo com o mandatário, o estado de São Paulo foi usado como exemplo para chegar a um consenso.

“O estado de São Paulo tem um estudo, há seis anos eles praticam isso (nos clássicos). Eles mostram que lá, a violência reduziu em 72% quando não tem torcida visitante em clássicos. Aqui absorvemos isso, examinei, e de fato é verdade. O Estado vai nessa linha e optamos por fazer isso”, pontuou. 

No último dia 22, o Grupo de Trabalho Futebol (GT Futebol) já havia decidido, em reunião, que torcedores visitantes que não sejam do Trio de Ferro estariam liberados para confrontos com times de outros estados. A medida foi alterada, após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinar a presença da torcida do Bahia no clássico contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste. A exceção, contudo, fica para visitantes que forem integrantes de torcidas organizadas. Estes seguirão proibidos de entrar nos estádios.

Em Pernambucano, a adoção da torcida única foi realizada em caráter experimental entre uma série de medidas para manter a segurança dos torcedores fora e dentro dos estádios. Há, ainda, a previsão do cadastro dos torcedores para entrada nas partidas, a criação do programa Torcedor de Carteirinha e, também, a instalação de catracas com reconhecimento facial. 

No último sábado, o Clássico dos Clássicos válido pelo Nordestão, nos Aflitos, quase aconteceu com os portões fechados, após um pedido do Sport ser acatado pelo STJD. O Rubro-negro já havia acionado o órgão para ter sua torcida na casa do rival, mas o Timbu não abriu venda de ingressos alegando não ter sido notificado pela justiça. 

Perto da hora do duelo, com a retirada das ações por parte do Sport junto ao STJD, o presidente do órgão, Otávio Noronha, julgou extinto o processo que havia sido concedido a favor do Rubro-negro. Com isso, os alvirrubros puderam entrar ao estádio sem o receio de ver o clube ser punido.  

Veja também

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Heitor de Enoque se compromete em Construir Posto de Saúde no Alto do Santo Antônio, em Moreno

Durante caminhada no Alto de Santo Antônio, em Moreno, o candidato a prefeito de Moreno, …