As Forças Armadas divulgaram nota em que condenam restrições de direitos por parte de agentes públicos e excessos cometidos em manifestações. Também criticam ações que alimentem a desarmonia na sociedade. O texto é assinado pelos chefes da Marinha, Exército e Aeronáutica.
A mensagem, divulgada nesta sexta-feira, trata das manifestações populares contra o resultado das eleições presidenciais, que ocorrem desde o fim do pleito.
Os militares afirmam ter “compromisso irrestrito e inabalável com o Povo Brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil”. Eles defendem ainda que a solução a possíveis controvérsias na sociedade deve utilizar instrumentos legais do estado democrático de direito. E que as autoridades da República devem dar atenção a todas as demandas legais e legítimas da população.
Os chefes das Forças também reiteraram a crença na independência dos Poderes. Eles apontaram a importância do Legislativo para correção de possíveis arbitrariedades ou descaminhos autocráticos.
O texto termina dizendo que as Forças transmitem aos subordinados serenidade, confiança na cadeia de comando, coesão e patriotismo.
Fonte: Agência Brasil