Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco
A Secretaria da Mulher de Jaboatão, uma das pastas mais importantes para a garantia de direitos e promoção do bem-estar feminino no município, merece passar por mudanças significativas na próxima gestão de Mano.
A atual secretária, vinda de Abreu e Lima, não mostrou pra que veio, alvo de críticas pela falta de projetos, desdém com assuntos importantes e iniciativas robustas que façam frente aos desafios enfrentados pelas mulheres da região.
Juliana Paranhos Macedo Gomes Ferreira, Secretária Executiva da Mulher de Jaboatão dos Guararapes desde Janeiro de 2017, é dentista, e foi vereadora em Abreu e Lima, além de ter sido dentista no arquipélago de Fernando de Noronha, coordenadora de saúde bucal no município de Abreu e Lima, dentista no município de Moreno.
Durante seu período à frente da secretaria, foram escassas as ações efetivas ou programas de impacto que pudessem, de fato, transformar a realidade feminina no município. A secretaria foi salva pelos servidores dedicados a ela que se fossem esperar proatividade da secretaria ficariam sem ter o que fazer.
Apesar do potencial da secretaria para promover políticas públicas que protejam, apoiem e ampliem as oportunidades para as mulheres, a atual secretária mostrou-se, em grande parte, inerte e distante das demandas reais. Sem ideias criativas , proatividade , programas estruturados de enfrentamento à violência, capacitação profissional ou apoio à saúde da mulher, a atuação da secretaria tem sido considerada passiva, e não conseguiu imprimir relevância ou protagonismo à pasta.
Após a criação do Gabinete da Primeira Dama, a primeira Dama do Município caiu em cima das ações e conseguiu salvar os últimos 2 anos da gestão em ações a favor das mulheres. Se não fosse ela a morosidade teria imperado na pasta até os dias atuais. Durante quase 6 anos , a ausência de campanhas de conscientização e de programas de assistência impactantes também reflete uma condução que, segundo críticos, deixa a desejar.
Diante deste cenário, Mano que tem ao seu lado uma mulher combativa e proativa, deve dar uma nova direção à Secretaria da Mulher, com o objetivo de torná-la mais ativa, eficaz e próxima da comunidade.
A reformulação dele deve colocar a pasta em um papel de destaque na administração pública de Jaboatão, visando implementar uma gestão que valorize políticas inclusivas, que ampliem o acesso a serviços e que promovam a igualdade de gênero no município. Para os próximos anos, a secretaria deverá ser conduzida com uma abordagem proativa, fortalecendo parcerias com organizações locais, criando iniciativas de capacitação profissional, apoio psicológico e enfrentamento à violência, demandas urgentes entre as mulheres de Jaboatão.
Em tempo – Celpe reforça orientações para combate ao furto de energia e lança cartilha para consumidores. Acesse o link para saber os riscos