O Liverpool selou sua classificação para as semifinais da Liga dos Campeões da Europa ao empatar com o Benfica em 3 a 3 nesta quarta-feira em Anfield, depois da vitória por 3 a 1 na ida em Lisboa.
O próximo adversário dos ‘Reds’ na Champions será o Villarreal, que ontem eliminou o Bayern de Munique em plena Allianz Arena.
Antes do jogo de hoje, os torcedores dos ‘Reds’ fizeram um mosaico na arquibancada que mostrava o número 97, em alusão ao número de mortos na tragédia de Hillsborough, que na próxima sexta-feira completará 33 anos.
Desde o início, a vantagem conseguida no jogo de ida fez o Liverpool encarar o jogo de maneira tranquila. O técnico Jürgen Klopp deixou de fora o egípcio Mohamed Salah e o senegalês Sadio Mané e escalou um trio ofensivo com Luis Díaz, Roberto Firmino e Diogo Jota.
Mas não foi nenhum deles que abriu o placar para o time inglês. Aos 21 da primeira etapa, o francês Ibrahima Konaté aproveitou cobrança de escanteio de Kostas Tsimikas e fez de cabeça.
Dois minutos depois, o uruguaio Darwin Núñez marcou para o Benfica, mas o gol foi anulado por impedimento.
Aos 32, os portugueses conseguiram o empate com Gonçalo Ramos, que recebeu livre e bateu no canto direito do goleiro Alisson.
No segundo tempo, o Liverpool voltou à frente no placar aos 10 minutos. Em jogada pela esquerda, Diogo Jota aproveitou erro da defesa do Benfica e cruzou para Roberto Firmino só empurrar para o gol.
Com esse panorama tão favorável, Klopp aproveitou para fazer mudanças no time. James Milner deu lugar a Thiago Alcântara e Salah entrou para a saída de Jota.
Aos 20, Firmino voltou a marcar, dessa vez escorando de primeira uma bola lançada na área em cobrança de falta de Tsimikas.
O Benfica, no entanto, não se entregou e chegou mais uma vez ao empate, com o ucraniano Roman Yaremchuk, aos 28, e o uruguaio Darwin Núñez (aos 37), mas a poucos minutos do fim ainda faltavam dois gols para levar o jogo para a prorrogação.
Antes do apito final, cada time ainda teve um gol anulado por impedimento.
O Liverpool, seis vezes campeão da Europa, volta às semifinais da Champions depois de três anos, sendo que na última vez em que esteve nessa fase foi campeão, em 2019.
Para o Benfica, a eliminação na Champions deixa o time sem pretensões para o resto da temporada, já que os ‘encarnados’ estão longe da briga pelo título no Campeonato Português e foram eliminados da Copa de Portugal nas oitavas de final.
“Estamos decepcionados com o resultado, mas o mais importante é nos classificarmos para as semifinais da Liga dos Campeões. Agora que o jogo acabou, estamos focados no jogo deste fim de semana contra o Manchester City, que é superimportante para nós”, disse Konaté depois da partida.
“Se um dia eu me classificar para uma semifinal da Liga dos Campeões e não ficar satisfeito, você pode me bater. Não faria sentido. Fizemos sete mudanças (no time titular) por boas razões”, explicou Klopp.
Veja também
Santa Cruz Campeonato PernambucanoCom lesão detectada, Jefferson deve desfalcar Santa na estreia da Série D
FPF divulga datas das finais do Campeonato Pernambucano; confira
Fonte: Folha PE