fiocruz-indica-possivel-interrupcao-no-aumento-de-casos-de-sindrome-respiratoria-aguda-grave

Fiocruz indica possível interrupção no aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave

O novo boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (22), aponta para sinal de crescimento de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de queda na de curto prazo (últimas três semanas).

O cenário sugere possível interrupção na tendência de crescimento e formação de platô no Brasil.

Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando para amplo predomínio do vírus Sars-CoV-2 (Covid-19), especialmente na população adulta, representando 80,6% dos casos e 94% dos óbitos com resultado positivo para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.

Referente à Semana Epidemiológica (SE) 24 (período de 12 a 18 de junho de 2022), o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 20 de junho.

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, alerta que esse quadro deve ser interpretado com cautela e reavaliado nas próximas semanas para confirmação.

— Embora ainda apresentem sinal de crescimento na tendência de longo prazo, os estados das regiões Sudeste e Sul dão sinais de possível interrupção nesse aumento de casos, com formação de platô nas primeiras semanas de junho. Como tivemos o feriado prolongado na última semana, pode ter algum impacto nos registros, por isso a cautela e necessidade de aguardar as próximas atualizações para confirmação do cenário — explica.

Veja também

Fonte: Folha PE

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …