Cento e um filhotes de tartaruga marinha da espécie tartaruga-de-pente nasceram, na manhã desta segunda-feira (9), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.
O ninho estava sendo monitorado pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), que acompanhou a eclosão dos ovos e a ida dos répteis para o mar.
Desde o início do ano, mais de 2.700 filhotes de tartarugas nasceram nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, em Jaboatão, de acordo com o chefe de núcleo do Moamas Adriano Artoni. Segundo o especialista, cada tartaruga pode colocar de 120 a 200 ovos em cada ninho, que eclodem em até 60 dias.
“Nossa orla é um dos principais pontos de desova de várias espécies de tartarugas marinhas. A cada ano, milhares de filhotes rompem a casca e atravessam a faixa de areia, em direção ao mar. É um espetáculo da natureza que é rotineiramente acompanhado por nossos técnicos e que pode ser assistido por turistas e pelo povo jaboatonense“, afirmou o prefeito da cidade Mano Medeiros.
A Prefeitura de Jaboatão lembra que matar, perseguir ou capturar tartarugas marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 5 mil por ovo.
Para alertar e levar conhecimento sobre o animal, a praia de Piedade receberá, nas próximas semanas, uma exposição gratuita com fotografias e palestras sobre a vida marinha e educação ambiental.
Veja também
Justiça GuerraBrumadinho: fundo de reparação foca em saúde e segurança alimentar
Biden acelera entrega de armas dos EUA à Ucrânia