Marcado por grandes shows e uma homenagem ao agitador cultural e fundador do Boi da Macuca, o Palco Pop/Forró (Viva Zé da Macuca) se consolida como grande atrativo do Festival de Inverno de Garanhuns, recebendo cantores e bandas já reconhecidos em todo país, e projetando artistas para o cenário nacional. Em seu encerramento, nesse sábado (30), subiram ao Palco Pop, Fada Carabina, Juliano Holanda, Banda Eddie, Flaira Ferro; já no Palco Forró, o público acompanhou as apresentações da Banda Musas, Zé do Peba, Maciel Melo e Benil.
A banda garanhuense, Fada Carabina se apresentou pela primeira vez no FIG, e abriu a programação do palco com músicas autorais e muito rock. O público lotou o espaço para prestigiar os artistas da terra, que fizeram um show muito animado. “Eu acompanhei o desenvolvimento deles, é uma banda que traz muita cultura e onde eles estão, nós estamos lá vibrando, cantando e feliz pela visibilidade que uma banda autoral de Garanhuns está tendo”, contou Lucas Henrique, que não perdeu um momento do show.
Em seguida, Juliano Holanda subiu ao palco apresentando o show “Por Onde as Casas Andam em Silêncio”, álbum lançado em 2021 em todas as plataformas de streaming. Juliano, que tem parceria com diversos artistas de Pernambuco e de todo o Brasil, também trouxe canções que nunca foram lançadas em um show autoral.
O terceiro momento da noite ficou por conta da Banda Eddie, que carrega 33 anos de história e traz na sua identidade a música com o gingado olindense. A banda apresentou músicas conhecidas da carreira, como “Quando a Maré Encher”, “Veraneio”, “Desequilíbrio”, entre outras. Fechando a noite no Palco Pop, Flaira Ferro apresentou o show “Virada na Jiraya”, em uma performance com muita originalidade que envolve dança, figurino e atuação. O público presente vibrou a cada música.
Logo depois o Palco Pop se transforma em Palco Forró e iniciou a programação do último dia do polo no FIG com a Banda Musas, composta pela dupla de Cachoeirinha, Rakline Queiroz e Vanessa Lira. Em seguida subiu ao palco o sanfoneiro, Zé do Peba, que fez um show em comemoração aos 55 anos de carreira no forró. O sanfoneiro é um dos principais representantes do forró autoral na região de Arcoverde e não deixou ninguém parado durante a apresentação.
No terceiro momento da noite subiu ao palco o cantor e compositor pernambucano, Maciel Melo, que tem aproximadamente 33 anos de carreira no forró e era uma das atrações mais esperadas do polo. Finalizando a noite de encerramento, a apresentação ficou por conta do cantor e compositor caruaruense Benil, que desde 1998 entrou no mundo da música e integrou o forró na sua vida em 2003. Com muitos anos de carreira, Benil fez um show cheio de alegria e energia para todo o público presente na maior, melhor e mais intensa edição do FIG.
Texto: Nichole de Andrade
Fotos: Vinícius Vilela
Comunicação do FIG 2022 | Prefeitura de Garanhuns