Duas semanas depois do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, que teve vários incidentes relacionados com a chuva, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta sexta-feira (21) que mudará algumas de suas normas de segurança.
“Será aplicada uma série de recomendações de procedimento levando em conta as conclusões de uma revisão profunda da FIA sobre os incidentes do Grande Prêmio disputado no circuito de Suzuka”, comunicou a entidade, a quem os pilotos da Fórmula 1 enviaram uma carta pedindo providências.
Um dos incidentes aconteceu na segunda volta da corrida, depois que Carlos Sainz (Ferrari) bateu e abandonou a prova, quando o francês Pierre Gasly (AlphaTauri) foi surpreendido ao ver na pista o reboque para a retirada do carro do espanhol.
A presença do veículo trouxe à lembrança o acidente fatal do francês Jules Bianchi no mesmo circuito de Suzuka, em 2014.
Depois de analisar a prova, a FIA concluiu que todos os procedimentos de corrida foram cumpridos, mas concordou que, “em tais condições, o reboque não deve ser usado a menos que todos os carros estejam alinhados atrás do Safety Car”.
O veículo de remoção foi enviado para a pista “sem que fosse detectada imediatamente a AlphaTauri de Pierre Gasly no ‘pit lane'”, explicou o painel de revisão da FIA, reconhecendo que “teria sido prudente atrasar o uso de reboques na pista”.
A corrida terminou com a vitória do holandês Max Verstappen, da Red Bull, que também garantiu seu segundo título mundial.
Entre as primeiras medidas que serão introduzidas no GP dos Estados Unidos do próximo domingo, a FIA planeja avisar “através de seu sistema oficial de mensagens e do sistema de intercomunicação que há um veículo de remoção na pista, com a obrigação de que as equipes informem aos seus pilotos”.
A direção de prova também usará “um novo painel de controle que mostra a condição de todos os carros: em pista, atrás do Safety Car ou nos boxes”.
Ao mesmo tempo, a FIA pretende revisar seu sistema de atribuição de pontos caso uma corrida interrompida não possa ser retomada.
Atualmente, o regulamento estabelece que uma prova que é interrompida, por exemplo, após duas voltas e que, ao ser reiniciada, é interrompida na volta seguinte, rende todos os pontos ao vencedor.
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Fonte: Folha PE
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