A Superintendência de Saúde da Administração de Fernando de Noronha dá inicio, nesta terça-feira (28), à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. O público-alvo será idosos, com mais de 70 anos, e imunocomprometidos ou imunossuprimidos, acima de 12 anos, encaixando-se nesse grupo as pessoas que possuem baixa imunidade, como as que têm câncer, HIV, transplantados, entre outros, por deixarem o paciente sujeito a infecções. A ação vai acontecer das 8h às 17h, no Posto de Saúde da Família (PSF) Dois Irmãos.
Poderão ser vacinadas as pessoas que já estiverem com o esquema vacinal básico em dia, tendo tomado as duas primeiras doses da vacina ou dose única e deve ter sido tomada há, pelo menos, quatro meses. Portanto, é imprescindível que as pessoas levem o cartão de vacina atualizado. O Ministério da Saúde, através da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, disponibilizou 130 doses do laboratório Pfizer.
A enfermeira do PSF, Janaina Rocha, destacou a importância dessa etapa de vacinação. “É superimportante que as pessoas compareçam para se vacinar, pois, considerando o cenário epidemiológico atual, é inegável que as vacinas contra a Covid-19 tiveram grande impacto na redução da mortalidade da doença, evitando, com isso, muitos óbitos e internações”, concluiu Janaina.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina bivalente é uma versão atualizada da usada inicialmente na campanha de imunização de 2021.
Foto: Divulgação/assessoria da ilha
Fonte: Prefeitura de Caruaru