Com a bandeira vermelha anunciada pela Aneel, conta da luz vai chegar mais cara no bolso do brasileiro. No Recife, cerca de 90 famílias são beneficiadas.
O mês de setembro inicia pesando mais no bolso devido ao aumento da conta de energia elétrica. No anúncio feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias passarão a operar na bandeira vermelha já a partir desta semana. Para ajudar a pagar a conta, a Prefeitura do Recife disponibiliza dentro do portal Conecta Recife a inclusão no benefício da Tarifa Social, que concede descontos que podem variar entre 10% e 65% aos domicílios em situação de vulnerabilidade e que estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Para ter acesso à Tarifa Social, além de estar inserido no CadÚnico e ter os dados atualizados. Não é preciso ser proprietário do imóvel, basta comprovar o aluguel ou que o representante familiar cadastrado no Cadúnico resida no imóvel, mesmo que não seja o titular da conta de energia. O Tarifa Social tem um link disponibilizado na área de destaque do Conecta Recife, que pode ser acessado pelo site (conecta.recife.pe.gov.br) ou pelo aplicativo, de mesmo nome, disponível gratuitamente para smartphones tipo Android e iOS.
Somente no Recife, cerca de 90 mil famílias recebem o desconto na conta de luz por meio da tarifa reduzida. Desse total, 13,2 mil famílias passaram a ter acesso à Tarifa Social por meio do Conecta Recife. A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício social administrado pelo Grupo Neoenergia, destinado às famílias de baixa renda. Para a garantia da continuidade do benefício é preciso que cada uma delas mantenha seus dados cadastrais atualizados junto ao CadÚnico a cada dois anos.