O ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) do governo Paulo Câmara e delegado federal Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti é o principal nome cotado para assumir a chefia da Polícia Federal (PF) no Estado. Ainda sem previsão de publicação, a portaria com os nomes dos novos superintendentes estaduais será publicada no Diário Oficial da União.
Na última terça-feira (10), foi empossado oficialmente o novo diretor-geral da Polícia Federal, o delegado federal Andrei Augusto Passos Rodrigues.
Com um longo histórico na Polícia Federal, Antônio de Pádua é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integrou o Ministério Público de Pernambuco como Oficial de Promotoria, entre os anos de 2000 e 2003. Em 2003, assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal.
De janeiro a junho de 2017, o delegado ficou à frente da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social e no dia 30 de junho foi empossado como secretário de Defesa Social de Pernambuco. O delegado deixou o cargo em 4 de junho de 2021 e o então secretário-executivo da pasta, Humberto Freire, foi nomeado para responder pela secretaria.
Histórico como delegado da PF
Em 2004 e 2005, Antônio de Pádua assumiu a chefia da Delegacia de Entorpecentes da PF em Pernambuco e a Coordenadoria de Operações de Erradicação de Maconha no interior do Estado. Já de 2006 a 2010, foi chefe do Setor de Inteligência da Polícia Federal em Pernambuco.
De 2010 a 2015, o delegado assumiu a chefia da Delegacia de Imigração em Pernambuco e em 2011 conciliou o trabalho com a chefia da Delegacia de Polícia Marítima. Em 2013, também assumiu a Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para a Copa das Confederações. Em 2014, foi da Coordenadoria Regional Adjunta de Segurança para a Copa do Mundo.
De 2011 a 2015, também ficou à frente da Coordenadoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis em Pernambuco. Em 2015 e 2016, foi responsável pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos (GRCC) e foi chefe Regional da Interpol no Estado de Pernambuco. Já em 2016, assumiu a Coordenadoria Setorial para as Olimpíadas do Rio. Em 2016 e 2017, Antônio de Pádua foi chefe da Delegacia de Armas e Produtos Químicos.
Veja também
déficit primário Cancelamento de vistoHaddad apresenta primeiro pacote para reduzir rombo nas contas púlicas em 2023
Congressistas dos EUA pedem que Biden cancele visto de Bolsonaro
Você precisa fazer login para comentar.