evento-promove-conversa-sobre-corais,-especies-ameacadas-e-pesca-artesanal-em-pernambuco

Evento promove conversa sobre corais, espécies ameaçadas e pesca artesanal em Pernambuco

Cientistas promoverão, nesta terça-feira (22), encontro aberto ao público sobre corais, espécies de peixes ameaçados e a pesca artesanal em Pernambuco. No encontro, os pesquisadores responderão a perguntas sobre como determinar a idade dos peixes, o que são os jardins submersos ou o porquê de o mero estar ameaçado. O bate-papo acontecerá na Colônia de Pescadores Z-5, em Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco, das 9h às 12h. 

A conversa faz alusão a datas importantes celebradas neste mês, como o Dia Mundial da Ciência para Paz e Desenvolvimento, comemorado no dia 10 de novembro, e o Dia Mundial da Pesca, comemorado no dia 22. 

O evento faz parte da ação nacional de divulgação científica, realizada em conjunto pelos Programas Ecológicos de Longa Duração (PELD), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante a conversa, estará participando um pescador da região, Severino Santos, conhecido como Selado, para contribuir com sua experiencie de pessoal, adquirida com a profissão. 

“Agregar o saber popular ao conhecimento científico é uma rotina no nosso trabalho. A prática aproxima a pesquisa e a comunidade, que é o principal beneficiário dos nossos estudos”, diz a coordenadora do PELD TAMS, Beatrice Padovani Ferreira, professora titular do departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Também estarão presentes duas turmas da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Tamandaré. 

“Estaremos presentes com duas turmas de 40 alunos cada. São estudantes do 1º Ano do Ensino Médio, com faixa etária de 16 anos, em média”, detalha o diretor da unidade de ensino, Alexandre Mendes.

O Dia Mundial da Ciência foi instituído em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e tem como objetivo “destacar o papel da ciência no desenvolvimento e pacificação das sociedades, bem como promover a cooperação nacional e internacional neste domínio.” Já o Dia Mundial da Pesca, foi criado pela FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), e foi pela primeira vez celebrado em 2015. 

As duas datas servirão à comemoração do Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais, celebrando neste ano de 2022. 

Veja também

About Redação

Veja também

Nino de Enoque celebra anúncio da governadora sobre licitação do trecho do Arco Metropolitano entre Moreno e a BR-101 Sul

O deputado estadual Nino de Enoque ( PL) celebrou neste sábado, a publicação no Diário …