A visita ao Olinda Creative Community Action aconteceu durante a programação do Seminário Intermunicipal de Ciência e Tecnologia na Educação
Publicado por: Wladimir Paulino, em: 05/10/21 às 14:52
Este slideshow necessita de JavaScript.
Textos e fotos Pattricia Viviane
Até o dia 8 de outubro o Seminário Intermunicipal de Ciência e Tecnologia na Educação – Criando Soluções Sustentáveis para Problemas do Cotidiano segue a todo vapor. A abertura do evento aconteceu nesta segunda (4), no Teatro Beberibe, Centro de Convenções com a presença do Prefeito Professor Lupércio, que assinou um decreto que institui todo mês de outubro a Semana Olindense de Ciência e Tecnologia, dedicada aos estudantes da Rede de Ensino do Município.
De acordo com o Secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, o decreto reforça e difunde ações de divulgação científica que estimulem práticas e reflexões transversais entre diferentes áreas do conhecimento, das diversas formas de expressão da ciência, da tecnologia e das inovações em nossa Rede de Ensino. Além de Olinda, os municípios Recife e São Lourenço da Mata estão participando da troca de experiências.
Nesta terça (5) foi a vez de Olinda dar as boas-vindas. No Palácio dos Governadores, Seminário Intermunicipal de Ciência e Tecnologia na Educação recebeu um ciclo de palestras, exposições de metareciclagens, produzidos pelos estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Gregório Bezerra, além da troca de conhecimento com objetivo de aproximar os cidadãos e divulgar a informação científica e tecnológica produzido pela Rede de Ensino.
Um dos momentos mais esperados pelos estudantes foi a visita ao Olinda Creative Community Action (OCCA), um berço de statups, recém-inaugurado na Marins dos Caetés. Durante a visita cerca de 40 estudantes, divididos em dois grupos puderam ver de perto um centro de novas ideias, negócios e tecnologia, tudo provindo de material reciclado. A diversidade e a riqueza dos robôs chamou atenção dos estudantes. “Foi uma visita muito rica. Temos certeza que nossos estudantes tiveram uma melhor concepção do mundo da robótica, pois o espaço é bem interativo e mostra a ciência que é feita no Brasil”, pontuou o secretário.
O Seminário segue com uma programação recheada de palestras como a do Prof. Pavão, do Espaço Ciência, que falará sobre a “Transversalidade da Ciência”; “Desafio sobre a Ciência e Astronomia” (Prof. Jamerson Praxedes); “Promovendo Aprendizagem Criativa e agregando responsabilidade social através dos resíduos tecnológicos” (Prof. Djanice Leonardo).