Início das aulas da rede também foi marcado pela entrega da Escola Municipal Paroquial Cristo Rei, na Torre, totalmente requalificada. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
Os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife estão de volta às salas de aula. Nesta sexta-feira (3), a Secretaria de Educação do Recife deu início ao ano letivo de 2023 para os alunos das escolas e creches da rede municipal. Na Escola Municipal Paroquial Cristo Rei, localizada no bairro do Torre, a volta às aulas foi marcada pela entrega da requalificação da unidade escolar pelo programa Escola no Grau, com a presença do prefeito João Campos. A unidade foi o palco oficial da solenidade de abertura das atividades presenciais deste ano. Atualmente, a rede do Recife conta com cerca de 95 mil estudantes distribuídos em 331 unidades escolares, divididas entre creches e escolas.
“Hoje a gente dá início ao ano letivo de 2023 na nossa rede municipal. São 95 mil estudantes, com cerca de 330 escolas que também compõem a educação pública do município do Recife. E no dia de hoje, a gente aproveita para inaugurar mais uma requalificação do programa Escola no Grau. A gente está colocando mais de R$ 200 milhões em requalificação de unidades como essa daqui. A gente visitou as salas e conversou com professoras, professores, e viu que a requalificação era um sonho, um desejo de muitos anos que se tornou realidade”, declarou João Campos durante visita à Escola Municipal Paroquial Cristo Rei.
Com cerca de 250 estudantes matriculados, a unidade de ensino de Ensino Fundamental de Anos Iniciais (1º ao 5º ano) dispõe de salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros para estudantes e funcionários, incluindo os acessíveis, quadra de esportes, sala de coordenação, sala dos professores e sala de recursos multifuncionais. Essas três últimas construídas recentemente nesta requalificação. Para Vinícius Albuquerque, aluno do 5º ano da unidade educacional do bairro Torre, é uma alegria voltar às aulas, rever os amigos e ainda encontrar uma estrutura toda reformada. “Eu agradeço a todos os professores, aos meus colegas e à diretora. Eu gostei muito da reforma, ficou muito boa, amei”, disse.
As intervenções na Escola Municipal Paroquial Cristo Rei contemplaram a requalificação dos banheiros, bem como adequação do layout para atendimento às crianças deficientes ou com transtornos; aplicação de piso tátil; revisão da coberta e substituição de telhas de fibrocimento; instalação de estrutura metálica e telhas termoacústica no refeitório; revestimento cerâmico no piso e nas paredes, além de pintura de toda a unidade escolar e da quadra de esportes; requalificação da parte elétrica; aplicação de forro pvc em todas as salas e áreas de circulação; instalação de novos balcões na cozinha; e aplicação de lajota contemplando calçada e acesso principal.
De acordo com a empregada doméstica Janaína dos Santos, de 41 anos, que mora com o esposo, um filho e uma filha no bairro Torre, a mudança na estrutura da escola beneficia toda a comunidade escolar. “O meu filho, Miguel Silva, de 10 anos, estuda aqui no 5º ano. Ele estuda aqui desde o 1º ano. Essa reforma mudou muita coisa, foi uma coisa maravilhosa, mudou tudo. Eu acredito que, com isso, as crianças vêm com mais vontade, ficam querendo estudar mais. Além disso, todo mundo aqui é muito atencioso, isso também é muito bom”, opinou.
A dona de casa Cláudia Reis, 44 anos, moradora do mesmo bairro, também aprovou a requalificação da instituição de ensino. “Minhas três filhas estudaram aqui. Hoje só a mais nova está aqui porque as outras já estão no ensino médio. As mais velhas têm saudades daqui; e a mais nova – Sofia Reis, do 2º ano – estava ansiosa pela volta às aulas e todos os dias me perguntava, nas férias, se já era o dia de voltar. Ficou tudo muito bom aqui, perfeito. Gostei muito das novas cores”, comentou ela.
As reformas realizadas na Escola Municipal Paroquial Cristo Rei fazem parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, que tem como principais objetivos requalificar 200 unidades educacionais e construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade. Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 80 unidades estão com projetos em elaboração ou licitação, com início das obras para este ano. Além disso, mais 60 unidades estão previstas para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do Programa Escola no Grau é de R$ 200 milhões até 2024.
“É com uma felicidade imensa que iniciamos o ano letivo com a entrega de mais uma escola totalmente requalificada. Fico muito contente em saber que nossos estudantes já serão acolhidos em uma unidade praticamente nova, moderna e confortável. Esse é o padrão que estamos buscando para todas as escolas e creches da Rede Municipal do Recife. Vamos trabalhar para mais um ano de muita evolução e crescimento da nossa rede”, destacou o secretário de Educação da cidade, Fred Amancio.
Você precisa fazer login para comentar.