Desde 1930, o mundo já assistiu a vinte e uma edições da Copa do Mundo de futebol. Em cinco ocasiões, a Seleção Brasileira se sagrou campeã: em 1958, 62, 70, 94 e 2002. Todo mundo sabe que o Brasil é, hoje, a equipe que mais vezes conquistou a taça mais importante do futebol.
Nenhum outro país é pentacampeão mundial. Eh, mas duas seleções estão na cola, são tetra, já levantaram a taça quatro vezes cada: a Alemanha e a Itália… Bom, essa nem se classificou para a edição do Catar. Já os alemães… sim, classificaram e agora são os únicos com chance de igualar ao Brasil.
E os europeus não são fracos não! Dos oito países que conquistaram a taça ao longo de todas as Copas, cinco são de lá e três daqui, da América do Sul. Os europeus detêm doze títulos da competição, enquanto os sul-americanos foram vitoriosos em nove oportunidades.
Para o jornalista Eurico Tavares, a Copa do Mundo do Catar vai confirmar a regra: segundo ele, a taça deve ficar novamente com uma seleção da Europa ou da América do Sul.
Já a jornalista Liliane Farias acredita na evolução dos países que nunca foram campeões, e aposta em um vencedor inédito na edição deste ano da Copa do Mundo.
A Argentina, a França e o Uruguai são os países que conquistaram duas Copas. A conquista francesa foi a mais recente, já que foram eles os vencedores da última edição, realizada na Rússia.
Uma curiosidade nada boa para nós, brasileiros, sobre os três países bicampeões mundiais… todos eles já conquistaram a Copa do Mundo vencendo o Brasil na grande final. Foi assim com o Uruguai em 1950, com a Argentina em 86, e com a França em 98.
Espanha e Inglaterra fecham a lista de campeões da Copa do Mundo de Futebol, com uma taça para cada seleção.
Com produção de Daniel Lima e sonoplastia de José Maria Pardal.
Fonte: Agência Brasil