A escuta popular que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes já deu início nas comunidades, continua na noite desta quarta-feira (20), na sede da Regional 6, localizada na Avenida Presidente Kennedy, bairro de Piedade. A atividade é aberta para todos os moradores, para que possam contribuir com a revisão do Plano Diretor que está sendo elaborado pela gestão municipal. Na noite dessa terça-feira, foi realizado o primeiro encontro, reunindo moradores da Regional 1, em Jaboatão Centro, e, até o dia 2 de outubro, a programação incluirá as outras cinco regionais do Jaboatão, sempre das 17h45 às 20h.
Nestas reuniões, os representantes da população são divididos em grupos, conforme os temas que se identificam: Planeta, Paz, Prosperidade, Poder Público, Pessoas e Patrimônio. Os grupos apontam quais os principais problemas nos locais que residem, onde a situação está dentro das conformidades e o que pode ser melhorado.
Na etapa seguinte, cada grupo apresenta o levantamento realizado sobre questões quanto à infraestrutura, mobilidade, saúde, educação, construção civil, meio ambiente, transporte público, uso do solo, entre outros assuntos, para ser incorporado aos estudos do novo Plano Diretor.
Moisés Gomes é presidente da Associação de Moradores de Vista Alegre e Malvinas e falou sobre a importância da participação popular. “Vejo uma importância muito grande, quando a Prefeitura insere a população na discussão sobre o Plano Diretor, porque quem conhece o que acontece nas comunidades são os moradores e as lideranças comunitárias. Essa escuta realmente atende ao que a cidade necessita. O tempo passa, a população aumenta, problemas surgem e os avanços acontecem. Por isso, o diálogo é importante entre a população e o Poder Público”, ressaltou.
Também presente na oficina da Regional 1, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Edson Queiroz, disse que a participação popular surpreendeu positivamente. “Ficamos surpresos com o engajamento das pessoas que vieram dispostas a falar, ouvir e contribuir para a solução de várias questões. Tudo que está sendo colhido será avaliado para garantir o melhor formato do Plano Diretor que vai ditar o futuro do Jaboatão”, disse Queiroz.
A programação segue nesta quarta-feira, na sede da Regional 6. Amanhã será na Regional 3, no Curado II; Na próxima segunda-feira (25), as oficinas seguem no Colégio Instituto Brasília, em Guararapes, com moradores da Regional 7. No dia 26, será na Regional 2, em Cavaleiro; dia 27 acontecerá na Regional 4, em Muribeca; e, no dia 2 de outubro, o encontro da Regional 5, no Mercado das Mangueiras, em Prazeres, encerrará a programação desta primeira etapa.
As escutas continuarão com outros segmentos da sociedade, nas escolas e através do formulário que pode ser acessado no portal planodiretor.jaboatao.pe.gov.br. Quem tiver dificuldade com o acesso à internet, pode preencher o formulário físico que está sendo distribuído nos CRAS.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação